O projeto de cooperação internacional CITInova, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apresenta nesta sexta-feira (30) os resultados alcançados com as iniciativas implementadas no Distrito Federal. A divulgação do impacto das ações faz parte da programação da 64a reunião do Conselho do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), que, pela primeira vez, foi realizada fora da sede, Washington, Estados Unidos. A programação, que se inicia às 8h30, na Torre de TV, em Brasília (DF), também inclui um painel sobre planejamento integrado e tecnologias inovadoras para enfrentar os desafios cidades brasileiras.
No DF, projeto recebeu, desde 2018, R$ 35 milhões (U$$ 6,9 millhões) de investimentos do GEF que possibilitaram a implementação de projetos-piloto de sistemas de produção agroflorestais com mecanização em comunidades rurais, desenvolvimento de ferramenta de dados espaciais para gestão ambiental integrada (Sistema Distrital de Informações Ambientais – Sisdia) e a construção da primeira usina pública de geração de energia fotovoltaica que abastecer pelo menos 56 órgãos públicos, incluindo escolas.
Por meio do Citinova também foram elaborados os estudos que subsidiaram a estruturação da política de clima do DF com definição da redução de emissões de gases de efeito estufa e a consequente elegibilidade do Distrito Federal para captação de recursos adicionais via REDD+, incentivo da Convenção do Clima para recompensar financeiramente países em desenvolvimento pela redução de emissões, além de ações de proteção das bacias do Descoberto e Paranoá, responsáveis pelo abastecimento de água do DF.
Estarão presentes o presidente do GEF, Carlos Manuel Rodriguez, a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, Marcia Barbosa, e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. Membros do Conselho do GEF que representam países doadores do fundo, como Alemanha, Estados Unidos, Suíça, Suécia e Dinamarca, acompanharão a apresentação e visitarão os locais onde as iniciativas foram implementadas.
O evento é organizado pelo GEF com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/GDF).
Sobre o Projeto CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis
O CITinova é um projeto multilateral, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility, GEF, na sigla em inglês) e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com execução prevista até 2023. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) é responsável por sua execução, em parceria com: a Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal (SEMA/GDF) e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em Brasília; a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e o Núcleo de Gestão Porto Digital (NGPD), no Recife; o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e Programa Cidades Sustentáveis (PCS) para as plataformas nacionais do conhecimento. O projeto mobilizou o valor global de cerca de R$ 113 milhões (U$$ 22,6 milhões) dos fundos do GEF para as iniciativas em Recife e Brasília, e o desenvolvimento de plataformas nacionais.
Visite o site do projeto: https://citinova.mcti.gov.br/