A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, anunciou a abertura de um novo escritório em Londres, cidade onde também está situado o DeepMind, laboratório de IA do Google. O anúncio foi feito ontem (28/06) em um post no blog da empresa. Este será o primeiro escritório corporativo fora de São Francisco, onde está localizada a matriz.
A expansão da startup ocorre em um momento em que a OpenAI busca gerar lucros. Embora seja difícil calcular exatamente os custos do ChatGPT, a empresa de pesquisa em semicondutores Semianalysis estima que a OpenAI gaste cerca de US$ 700 por dia, aproximadamente R$ 3400, na operação.
Portanto, a mudança é vantajosa para a OpenAI, já que os impostos corporativos são mais baixos no Reino Unido em comparação com os EUA e outros países europeus, segundo apuração do portal Quartz.
Com as recentes instalações de empresas, Londres tem se destacado como um polo de talentos em IA. Segundo a OpenAI, as equipes alocadas na cidade vão focar em pesquisa e engenharia e colaborar como formuladores de políticas voltadas ao usuário.
“Vemos essa expansão como uma oportunidade para atrair talentos de excelência”, afirmou Sam Altman, CEO da OpenAI, no post.
A União Europeia tem planos de regulamentar a IA. O governo britânico manifestou o desejo de adotar uma abordagem favorável à inovação na regulamentação da IA, portanto, a presença em Londres também pode ser benéfica para a OpenAI.
Fonte: Época