sexta-feira,22 novembro, 2024

O turismo fica mais simples com a tecnologia

O instante de viajar, seja para curtir as férias ou em função de negócios, deve entregar tranquilidade ao indivíduo. Hoje em dia, quando se trata da promoção de uma atmosfera repleta de facilidades, o uso de ferramentas tecnológicas é indispensável. Afinal, com uma conexão e um dispositivo, tudo pode ser resolvido em alguns cliques. Então, para acompanhar o crescimento do setor de turismo, as companhias devem considerar esses recursos a fim de se tornar um destaque. 

O setor de turismo apresentou uma vasta expansão 

Após dois anos em isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, o seguimento de rotas pelo país e mundo afora retornaram com tudo. De acordo com os dados apurados a partir de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, foram registradas 12,3 milhões de viagens, sendo 99,3% dentro do próprio Brasil. Já para o ano passado, o segmento apresentou um aumento de 24% em suas funções.

Além do panorama geral sobre a busca pelo setor, vale ressaltar a participação de outros serviços dentro dessa vertente, como alimentação, transporte, hospedagem e mais. “Muitas coisas configuram um passeio, não basta comprar uma passagem, existem outros itens para se atentar durante esse processo. Por isso, sem as facilidades devidas, o consumidor tende a buscar opções mais práticas. Afinal, não faz sentido passar estresse em um momento de relaxamento ou foco para finalizar uma atribuição empresarial importante”, alerta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Nesse contexto, outro levantamento destaca o crescimento nos demais recortes conectados ao turismo. Conforme a Pesquisa Mensal dos Serviços, do IBGE, as atividades relacionadas ao âmbito expandiram além da média do total de ofícios no Brasil. No acumulado entre janeiro e agosto de 2022, os setores de alojamento e alimentação tiveram alta no volume de 33,8%, em comparação ao mesmo período de 2021. Enquanto isso, a medianedade dos negócios no território registrou uma elevação de 8,4%. Já os transportes, cresceram 13,8% nesse mesmo intervalo.

Atrelar a tecnologia aos serviços de turismo consegue aprimorar a experiência do cliente 

Principalmente quando se trata de um tempo retirado para descansar, a experiência entregue para o cliente, desde o planejamento, também conta muitos pontos para a sua satisfação. “Hoje, conseguimos executar diversas ações por meio do celular e o contato com uma rede. Então, em um cotidiano pautado por essa facilidade, é imprescindível entregar uma condição de alto nível independentemente da situação”, aponta Sanches. Nesse sentido, o gerente cita três melhorias geradas pela implementação do digital nas companhias:

Acolhimento integral ao consumidor: em uma organização, seja para curta ou longa estadia, as dúvidas tendem a surgir. Para esse instante, o suporte integral e a disponibilidade de um canal de atendimento acessível é indispensável. Os questionamentos aparecem a qualquer momento e, muitas vezes, a ansiedade e o imediatismo presentes em nossa cultura exigem uma rapidez na comunicação entre as partes. 

Conforme Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP, para promover uma central com o suporte de 24 horas, sete dias na semana, contar com a cobertura do ambiente on-line é a melhor opção. “Os Robôs Dinâmicos, atrelados ao chat, nos principais aplicativos como o WhatsApp e em ligações, fazem toda a diferença. A tecnologia vinculada a esse recurso consegue ser personalizada para as empresas com a capacidade de programar respostas automáticas com o intuito de sanar as principais dúvidas como as referente as reservas”, aconselha. 

Ampliamento dos canais de venda: segundo a análise feita pela Expedia, 60% dos indivíduos afirmaram usar seus smartphones para fazer solicitações de viagens. As agências responsáveis por essa vertente devem existir também no meio digital, como qualquer outro comércio. Isso porque, a dinâmica de fechar um pacote com alguns cliques e, ao mesmo tempo, observar as avaliações anteriores de quem já experienciou, deixa tudo simples e confiável.

Sanches ainda observa como essa navegação se tornou um costume. “A metodologia de se locomover até uma central, ser tomada por inúmeras opções para classificar naquele mesmo momento, decidir e fechar a compra contém um alto nível de pressão. Dessa forma, o consumidor passaria por muitas etapas caso optasse por finalizar depois, pois teria de levar as informações para casa, ponderar, conversar e, novamente, retornar ao local. Cansativo, não acha? A Internet quebrou esse procedimento. O interessado pode investigar os destinos na interface da página, com calma e, apenas, enviar um link para seu parceiro avaliar junto, ou usar de meios, como apps de mensagem instantânea, para receber a proposta completa sem parar seus afazeres”, diz. 

Assim, o diretor instrui como oficializar os principais caminhos de comunicação para contatar a entidade. “O ecossistema eletrônico tem se deparado com alguns riscos. Por isso, em função de prezar pela reputação e segurança dos consumidores, é essencial as instituições manterem um local caracterizado como oficial. Para executar essa ação, a Total IP oferece a API OficialWhatsApp Business de alternativa. Assim, a organização consegue enviar mensagens ativas, receptivas para estruturar outra plataforma de suporte com a propriedade necessária”, acrescenta. 

Personalizar propostas para o seu cliente: em um relatório da Amadeus, mais de 90% dos respondentes esperavam uma experiência de viagem personalizada e 74% disseram estar dispostos a compartilhar dados pessoais para obter essa particularização. Dessa maneira, conservar o histórico de quem entrou em contato com a entidade pode fazer toda a diferença na negociação de uma proposta, envio de promoções e descontos. 

Dentro dessa metodologia, conectar ligações com o CRM (Customer Relationship Management) pode efetivar esse cuidado. “Com a inovação da integração do sistema por voz ao CRM, os dados do interessado abrem diretamente para o colaborador verificar suas preferências, reclamações e elogios anteriores e usar a favor da corporação para recepcioná-lo com assertividade”, finaliza Oliveira. 

Portanto, é visto como os mecanismos digitais são imprescindíveis para promover um instante de aproveitamento completo no momento de viajar! 

Redação
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