De acordo com o relatório CI na Indústria, produzido pelo Comunica.In, startup que atua na gestão, mensuração e automação da Comunicação Interna empresarial, o segmento enfrenta desafios únicos. A indústria tem um ótimo resultado no engajamento dos colaboradores em plataformas de Comunicação Interna, estando quase 5 pontos percentuais acima da média geral, que é de 42%. Mas, apesar dos números elevados, ainda existem diversos desafios para manter seus colaboradores realmente engajados e alinhados com as decisões das empresas. O report foi construído a partir da análise de 90,4k colaboradores e 6.102.520 disparos totais de comunicados no último semestre de 2022.
O report CI da Indústria separou os cinco principais obstáculos e dificultadores da comunicação interna na área: complexidade e escala, diversidade da força de trabalho, trabalho em turnos e horários irregulares, barreiras linguísticas e acesso limitado à tecnologia. O conteúdo ainda revela que empresas industriais com problemas na comunicação interna podem ter diversas consequências e mal-entendidos dentro das organizações como refrações, consequências financeiras, atrasos em projetos, rotatividade de funcionários e disputas legais. “A indústria se encontra em um cenário dividido por nós como azul, ou seja, o desafio do setor não é considerado um alerta, mas ainda há diversos pontos para melhoria e grandes espaços para desenvolvimento e inovação.”, diz Felipe Hotz, CEO do Comunica.In.
Estratégias para ampliar oportunidades
No setor, o canal mais utilizado para comunicação, seguindo a tendência geral do mercado, é o e-mail, porém o WhatsApp possui uma taxa de visualização muito maior do que os outros canais, com 69,9%. Além disso, também é importante pensar na personalização dos comunicados, já que os envios que possuem o uso desse recurso tem a taxa de visualização 17,6 p.p. acima dos que não exploram essa prática.
Ademais, é necessário se atentar ao tamanho médio dos títulos dos comunicados. Na indústria, os títulos são muito semelhantes à média geral do mercado, ficando em 50,5 caracteres, enquanto a média geral do mercado fica em 50. Entretanto, observando a taxa de view pelo tamanho do título, a melhor performance está nos comunicados que vão de 41 a 60 caracteres. Portanto, nesse ponto, vê-se uma oportunidade de explorar um pouco mais o assunto, tendo a chance de aumentar a taxa de abertura dos comunicados de maneira geral.
Além desses pontos, também é importante considerar o dia em que os recados são enviados para ter o maior aproveitamento possível dentro da estratégia. De acordo com o comportamento do período, domingo é o dia que os colaboradores da indústria mais recebem comunicação e também é o dia que a taxa de visualização é mais baixa. No setor, o melhor dia seria o sábado, mas se considerarmos apenas dias úteis, a segunda-feira, assim como no cenário geral, é um dia onde o consumo da comunicação interna é maior.
Para garantir melhor performance interna da empresa e uma taxa de abertura maior dos comunicados, o uso de dados, análises, ferramentas tecnológicas e feedbacks constantes podem ser grandes aliados. “O uso de dados e análises de comunicação pode ajudar as empresas globais a entender como alcançar e envolver sua força de trabalho de forma eficaz, ajustando seus canais de comunicação para maximizar a eficácia e a inclusão”, completa Hotz.