segunda-feira,25 novembro, 2024

Seduc investe em ações de saúde que priorizam a segurança e o bem-estar dos servidores

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza, na sua rotina diária, várias ações que priorizam a segurança e o bem-estar do servidor. De acordo com a coordenadora de Saúde e Segurança, Keila Costa, as atividades promovem a prevenção, proteção e vigilância em saúde com ações para intervir no processo de adoecimento do servidor, tanto no aspecto individual quanto nas relações coletivas no ambiente de trabalho, acompanhamento dos servidores na recuperação de sua saúde, no retorno ao trabalho e até mesmo em situações de conflitos.
 
Segundo ela, a Coordenadoria de Saúde e Segurança tem por objetivo a realização de desenvolvimento de programas que atuam em formato interventivo, orientativo e preventivo, propostos pela Política de Saúde e Segurança no Trabalho para os servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo de Mato Grosso. “Atendemos cerca de 36 mil servidores distribuídos em 668 Unidades Escolares urbanas, indígenas e quilombolas, Órgão central e 14 Diretorias Regionais de Educação”, lembrou Keila.
 
Dentre os projetos desenvolvidos, está o Programa Educação para Redução do Absenteísmo. Com investimento previsto para 2023 de R$ 17,7 milhões, a ação é formada por 12 atividades que atuam em formato interventivo e orientativo aos servidores, sendo elas: acolhida no ambiente de trabalho, bem-estar, calendário da saúde, ergonomia, laboral, prevenção para aposentadoria saudável, socioemocional, vida saudável, psicossocial, ensino em nutrição, ensino em saúde vocal e segurança no trabalho.
 
Todas as ações são executadas por meio do Comitê Setorial de Saúde e Segurança no Trabalho, composto por psicólogo, assistente social, educador físico, pedagogo, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, engenheiro de segurança do trabalho e fonoaudiólogo. Com o objetivo de reduzir os índices de absenteísmo, as ações possibilitam aos servidores momentos de acolhida e referenciamento que oportunizam um olhar diferente em relação ao processo de adoecimento.
 
“Os resultados são visíveis. Cerca de 95,9% dos servidores atendidos pelo programa ressaltam que sentiram que seus sintomas foram amenizados”, pontuou. Para ela, uma atuação do setor é o programa Respire Saúde, que oferece rede de apoio aos servidores que sofrem de ansiedade. “Há uma semana promovemos um encontro no órgão central que serviu para alertar os servidores sobre a necessidade de manter o equilíbrio físico e mental no ambiente laboral”.
 
Segundo a psicóloga e responsável pela ação, Roseli Barreto Coelho, o encontro foi organizado depois que a coordenadoria de Saúde passou a receber diariamente vários servidores que iriam ao local para aferir a pressão e não se sentiam bem devido a correria do dia-a-dia. “Promovemos várias ações em prol da saúde dos servidores e, além do servidor da sede, esta ação também será promovida no âmbito de todas as Diretorias Regionais de Educação. É importante realizar pausas tanto na vida pessoal quanto profissional. A nossa vida é feita de equilíbrio e isso nós sempre buscamos repassar”, afirmou.
 
Gislene Aparecida, da unidade jurídica da Seduc, foi uma das que participou da ação na semana passada. Em sua avaliação, o Respire Saúde é uma oportunidade do servidor se expressar e receber aconchego no corpo a corpo. Já Eniva Gloria, que faz parte da Comissão de Saúde e Segurança, disse que se sentiu muito melhor após um minuto de pausa no trabalho. “Sou uma das pessoas que quando estou no trabalho, fico tão focada que esqueço até de tomar água. Foi um sinal de alerta para eu mudasse a minha rotina”, finalizou.

Fonte: Seduc

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados