sexta-feira,22 novembro, 2024

Brasil está entre os melhores países para home office: Especialista explica como se destacar no mercado trabalhando de casa

Trabalhar em casa de forma autônoma tem se tornado cada vez mais frequente entre os profissionais. Muitos trabalhadores começaram a atuar como freelancers, seja por opção ou por dificuldade de recolocação no mercado de trabalho. Somente em 2022, os setores que mais disponibilizaram vagas de emprego autônomas foram comércio, logística, saúde, consultoria e informática, de acordo com Banco Nacional de Empregos (BNE).

O Brasil entrou no ranking de melhores países tropicais acessíveis para o home office, com boa conexão de internet e visto para o trabalho remoto, segundo levantamento do Speedtest.

“Este é um cenário que teve forte impacto durante a pandemia e continuou ganhando força no Brasil e no mundo. A tendência é que o número de grandes companhias contratando freelancers aumente ainda mais nos próximos anos”, explica Juan Zaragoza, cofundador e CCO da Crowd, plataforma que conecta empresas a uma rede com mais de 25 mil profissionais.

Para auxiliar os profissionais autônomos, Juan elencou 4 dicas para se destacar no mercado de trabalho e ter mais chances de conseguir os melhores contratos. Confira:

Mantenha currículo e portfólio atualizados

Esse é um dos primeiros passos para quem deseja se destacar no mercado. Ter o currículo e o portfólio atualizados e disponíveis para consulta pode fazer os índices de sucesso nas contratações aumentarem significativamente. Dessa forma, as empresas podem ficar de olho no seu banco de dados e talentos, e acompanhar sua evolução na área escolhida. 

Utilize plataformas online

O cadastro de currículos e portfólios em plataformas online são bons canais para os profissionais que desejam aumentar a sua visibilidade no mercado. Nestes bancos de talentos remotos, milhares de empresas podem fazer a busca, avaliação dos possíveis candidatos e os contatos iniciais para o processo de seleção. 

”São verdadeiros aliados e a Crowd é um exemplo prático disso. Nossa plataforma já facilitou a geração de mais de 5 mil contratos de trabalho para usuários cadastrados, que incluem especialistas em desenvolvimento, design UX/UI, gestão de tráfego, redação e outras áreas de marketing e tecnologia”, detalha Juan.

Avalie os requisitos exigidos

As empresas costumam fazer algumas exigências durante a seleção, tornando o processo de contratação mais rápido e preciso. É muito importante que os profissionais saibam fazer essa avaliação inicial antes de se candidatar a qualquer posição. Assim, as expectativas ficam alinhadas com o objetivo e o concorrente não precisa se frustrar por não ser selecionado em vagas para as quais não está devidamente qualificado.

“Todas as empresas buscam características técnicas específicas em seus candidatos antes de anunciar uma vaga de trabalho. Esse é um processo que visa aumentar o sucesso na contratação e fazer com que todas as demandas sejam realizadas e concluídas pelos contratados”, ressalta o CCO.

Invista em cursos de capacitação 

O mercado sempre está procurando profissionais atualizados com as demandas contemporâneas. Por este motivo, os freelancers devem investir em cursos de capacitação, qualificação e reciclagem, aumentando as chances de conquistar novos projetos e vagas.

“Estudar é fundamental para qualquer profissional. Estamos falando de setores que vivem se atualizando e o mesmo deve acontecer com todos os que compõem este mercado. A Crowd disponibiliza o Crowd Academy, programa de capacitação com diversos cursos nas áreas de marketing e tecnologia, que visam auxiliar na especialização de profissionais e equipes remotas qualificadas”, declara Zaragoza.

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados