A cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará, comprometida com a sustentabilidade e o desenvolvimento local, ao longo dos anos vem promovendo uma série de ações sustentáveis em todo o estado de Mato Grosso. O objetivo é preservar o meio ambiente e contribuir para a qualidade de vida das comunidades. Buscando soluções inovadoras que promovam a conscientização e a prática de ações mais sustentáveis e em rede.
Recuperando Nascentes
Dentre as iniciativas, destaca-se o Projeto “Recuperando Nascentes”, que chega a sua 105ª edição em junho de 2023 e promove equilíbrio ambiental. O programa é uma ação premiada e reconhecida internacionalmente, que além de cooperar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), proporciona o uso sustentável dos recursos naturais, além de aumentar o volume de água nas nascentes dos rios.
“Damos muita importância para essa ação, que é um projeto que visa contemplar a proteção das nascentes. O grande objetivo é isolar a área da nascente no seu entorno. Depois disso, a vegetação vai se desenvolver naturalmente, porque ela vai ficar ali intacta. Além disso, para acelerar esse processo, nós vamos lá e fazemos o reflorestamento dessa área que é de suma importância na nossa avaliação”, destaca o vice-presidente do Conselho de Administração da cooperativa em Rondonópolis, Antônio Carlos Dourado.
“O projeto é ambiental e social, pois quando realizamos as ações mobilizamos voluntariamente um grande número de pessoas que vai desde os nossos colaboradores até os familiares, amigos, todos são usados e conduzidos para um determinado dia em que vamos realizar efetivamente o plantio”, completa. Segundo Antônio, os movimentos da cooperativa compõem o conjunto de esforços da instituição em preservar um dos elementos mais essenciais do planeta, o meio ambiente, em âmbito corporativo com ações internas e externas.
“Quando falamos de sustentabilidade, em âmbito interno, temos uma preocupação muito forte com os nossos mais de 400 colaboradores, criando condições para que eles desenvolvam suas funções da melhor maneira possível, apoiando e contribuindo com o bem-estar, tanto físico como psíquico com ações que possuem o foco também no aspecto sustentável”, ressalta.
Iniciado em 2012, ao longo desses 10 anos, através do projeto já foram plantadas mais de 130 mil mudas e cerca de 7 mil pessoas voluntárias, entre colaboradores da cooperativa e associados que já participaram do projeto. Todos atuando como voluntários por acreditarem que podem fazer a diferença e gerar impacto positivo no meio ambiente. Em razão dessa abrangência, a ação já foi reconhecida em prêmios como o ACIR de Responsabilidade Ambiental (da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis), o WYCUP (World Council Young Credit Union People), Benchmarking Brasil e o Concred Verde.
Eco Barreiras
Outra iniciativa voltada para sustentabilidade da Sicredi Integração MT/AP/PA, em fase inicial de estudos para implantação, é o Eco Barreiras, que será composto por uma estrutura instalada nos rios com objetivo remover todo tipo de lixo sólido flutuante que é descartado nos cursos d’água. Após os resíduos serem capturados e retirados, serão coletados e descartados de maneira adequada. “Estamos avançando as fases de legalização, autorizações legais da Sema-MT e dos órgãos municipais para que a gente possa implementar essa ideia. Vamos começar aqui por Rondonópolis instalando essa barreira”, explica Antônio Carlos.
“Nos nossos córregos, rios, principalmente nos trechos que cruzam as cidades nas zonas urbanas é bastante destinação inadequada do lixo, e os resíduos acabam indo com as chuvas para os córregos, rios. Então nós estamos pensando nesse projeto que é o Eco Barreiras, criar uma barreira física num determinado ponto do rio para reter os resíduos e nós irmos lá e recolher esses resíduos e darmos uma destinação correta para ele”, completa.
Educação Financeira
Reconhecendo a importância de uma gestão financeira consciente e responsável, a cooperativa também disponibiliza conteúdos educativos em seus canais digitais de comunicação, visando capacitar seus associados e a comunidade em geral. Os materiais oferecidos abrangem diversos temas, como planejamento financeiro, investimentos, economia doméstica e empreendedorismo.
Através dessas ações, a cooperativa tem o propósito de promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. E reforça seu compromisso com a comunidade e o trabalho em rede, proporcionando ferramentas e informações que auxiliam na construção de um futuro financeiro sólido e na adoção de práticas sustentáveis.