Qual foi a última vez que o/a fundador(a) da sua empresa falou diretamente com o cliente, escutando suas dores e demandas? Toda segunda-feira, Sérgio All, fundador da Conta Black, reserva o dia para responder os clientes da fintech.
Os e-mails do “Fale Conosco” são endereçados diretamente ao fundador da companhia – e essa se tornou uma grande ferramenta de conversão.
Em entrevista à StartSe, Sérgio contou que recebe cerca de 40 e-mails por semana. Alguns ele direciona ao setor responsável, como o de tecnologia, e outros ele responde diretamente.
“Às vezes não é sobre cartão de crédito [um dos produtos da Conta Black]. É, às vezes, a vontade de falar com o CEO da empresa, falar com uma pessoa real, ali, sobre as suas necessidades. Na maioria das vezes, quando elas falam comigo, falam sobre sonhos”, disse Sérgio All.
A Conta Black é uma fintech que busca democratizar o acesso de pessoas pretas e periféricas aos serviços financeiros.
UM CANAL DE CONTATO… E DE CONVERSÃO
O Fale Conosco tem sido um dos principais canais de conversão de clientes da Conta Black. Isso porque, ao falar diretamente com o CEO, o nível de confiança aumenta – e isso é importantíssimo, principalmente nos serviços financeiros.
É claro que a iniciativa funciona mais facilmente em empresas menores. A Conta Black possui, atualmente, menos de cem mil usuários ativos – mas espera chegar aos milhões em poucos anos e já está se preparando para escalar também o atendimento.
A APOSTA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Quando a necessidade de escala chegar, uma das alternativas da fintech é usar a inteligência artificial para se manter próxima dos clientes. “Esse será um dos nossos maiores desafios, mas a inteligência artificial vai ajudar a construir essa conexão”, disse All. Ele também acredita que a inteligência artificial pode criar scores de crédito mais assertivos e personalizados para cada cliente.
POR QUE IMPORTA?
Fundadores e CEOs possuem a difícil missão de orientar e gerir empresas. Eles estão no topo da pirâmide organizacional, mas devem manter um contato próximo com a ponta – seja com os funcionários, clientes ou fornecedores.
Um caso recente que chamou atenção é de Dara Khosrowshahi, o CEO da Uber. Ele virou entregador e motorista da companhia por cerca de 100 corridas e trouxe insights que transformaram a empresa.
A iniciativa ajudou a reter motoristas que antes estavam propensos a ir para outras plataformas, bem como economizar alguns milhões de dólares em estratégias de atração de novos profissionais. Confira a história do CEO da Uber aqui.
Não há apenas uma forma de se manter próximo dos clientes e fornecedores, mas casos como de Sérgio All e Dara Khosrowshahi reforçam a importância de fazê-lo e o impacto no negócio.
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Os melhores CEOs dedicam tempo em suas agendas para viverem a experiência dos seus clientes e melhorar suas empresas. Como ter tempo para você fazer o mesmo?
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Empresas como Uber, XP Investimentos e outras de altíssimo crescimento adotam um modelo de gestão capaz de dar a eles mais tempo livre para ações como essa, e dar a seus times mais autonomia e senso de dono para decisões mais táticas. Conheça esse modelo aqui.
Fonte: Starse