O escândalo da manipulação de resultados no futebol brasileiro está na mira da Polícia Federal e não é algo novo. A novidade desta vez é o emprego da tecnologia para dar suporte a este tipo de crime.
“As investigações iniciais detectaram o emprego de robôs para fazer as apostas em mais de 30 contas criadas pelos criminosos. Eles precisavam fazer dividir o valor alto da aposta fraudulenta em inúmeros jogos de valor menor para não chamar a atenção das casas de apostas. Os robôs fazem automaticamente os jogos como se fossem apostadores reais”, explica Bernardo Manfredini, diretor e fundador da Click Alert, empresa brasileira especializada na otimização de investimentos em marketing digital por meio do combate a fraudes e abusos de marca na mídia online.
Segundo o profissional, como ocorre com toda tecnologia disruptiva, os robôs podem sem empregados em ações positivas para a sociedade como um todo ou em atividades ilegais, como neste caso das apostas fraudulentas.
“E é na própria tecnologia que devem ser procuradas as respostas para eliminar os problemas gerados por condições que ela mesma criou”, acrescentou o executivo.
A Click Alert monitora de forma contínua, 24 horas por dia, o tráfego da Internet buscando por irregularidades como sites e perfis falsos, bem como acessos automatizados se passando por pessoas.
“Empresas que em suas campanhas de mídia digital adotam o PPC (Pagamento por Click) ficam sujeitas a cliques falsos, gerados de forma automatizada por robôs. É uma outra modalidade de fraude que rastreamos e identificamos fazendo o uso de aproximadamente 2.500 robôs”, finalizou.
Fonte: MKT Esportivo