A saúde mental das pessoas a cada dia ganha mais espaço nas rodas de conversa, seja no meio pessoal ou corporativo. Se você mesmo não está sofrendo com a depressão, conhece alguém que está nessa situação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5,8% da população brasileira, atingindo 11,5 milhões de brasileiros.
Como líder de Recursos Humanos, um dos valores mais relevantes, para mim, é a saúde e como mantemos nosso bem-estar enquanto desenvolvemos nossa carreira e conquistamos resultados. Saber lidar com os acontecimentos e os desafios é mais fácil para uns e mais difícil para outros, por isso é nosso papel incentivar o diálogo aberto sobre esse tema, gerar acolhimento e ajudar a encontrar o equilíbrio.
Assuntos como ansiedade, burn out, ideação suicida são motivos crescente de preocupação e debate na sociedade e o mundo corporativo não está isento dessa tendência. Nós como líderes devemos assumir o nosso papel e conscientizar. Quem sofre com a depressão muitas vezes sente vergonha e, em algumas situações, não buscou ajuda médica e não recebeu o diagnóstico definitivo para iniciar o tratamento.
Dentro das empresas o colega ao seu lado pode estar passando por algum momento de dificuldade, saber identificar e como abordar essa pessoa que está fragilizada, não é uma tarefa simples, mas pode salvar vidas.
Por isso, é fundamental qualificar o debate dentro das empresas acerca da saúde mental. Gerar conhecimento, abrir rodas de discussão, desmistificar o tema e quebrar o tabu em torno da depressão criam um ambiente empático, acolhedor e humanizado.
Uma palavra de conforto e, principalmente, a escuta podem fazer toda a diferença. A depressão tem tratamento e a pessoa que está sofrendo com a doença pode passar por esse período com a ajuda daqueles que estão no seu convívio.
Criar programas voltados à saúde mental e oferecer suporte psicológico são ações que podem ajudar no combate a depressão. O nosso papel de liderança é de sermos facilitadores nesse processo para um ambiente de trabalho psicologicamente seguro.
Fórum CNN
Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo.
Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN Brasil.
Sugestões de artigos devem ser enviadas a forumcnn@cnnbrasil.com.br e serão avaliadas pela editoria de especiais.
Fonte: CNN