Denominado de Solar Community Hub, o projeto acontece na comunidade de Boa Esperança, a cerca de 350 km de Manaus. Criado pela Dell, e com apoio financeiro da Intel, o Solar Community Hub levará tecnologia para 12 comunidades ribeirinhas no Amazonas, oferecendo os serviços de atendimento médico via telemedicina, educação e monitoramento ambiental.
Dois containers desembarcaram na comunidade em 2021, um possui uma sala de computadores e outro no estilo de enfermaria, ambos acompanhados de acesso à internet, que não existia na comunidade. Além do Amazonas, o projeto está presente em outras 27 localizações, como Nigéria e África do Sul, além de regiões afetadas pela guerra da Ucrânia.
Victor Salviati, superintendente de inovação e desenvolvimento institucional da FAS, comenta que o projeto localizado no Amazonas é o que possui maior interesse e engajamento da população, que resulta em melhores resultados alcançados. “Este não é o Solar Hub de alguém de fora, mas é da comunidade, gerido, cuidado e usufruído por eles”, comenta.
Para funcionar, os contêineres do hub são abastecidos com energia solar e funcionam com Internet via rádio. Com segurança reforçada para aguentar as viagens de transporte realizadas, a Dell disponibilizou notebooks preparados para guerra, com aumento na proteção da carcaça.
Solar Community Hub leva ensino de qualidade ao Amazonas
São oferecidos cursos em formato EAD de informática, profissionalização, hotelaria, turismo, manejo da terra, entre outros. Além dos cursos específicos, são oferecidas capacitações e Excel e outros aplicativos de produtividade, que podem ser aplicados pelos moradores em suas respectivas funções.
O Solar também ajuda na leitura de exames por meio da telemedicina, os moradores devem se dirigir apenas uma vez para Manicoré, onde realizam os exames, e depois podem obter seus resultados de forma remota no próprio hub.