Cerca de 240 estudantes da Etec Polivalente de Americana participaram, nesta terça-feira, do Ideathon (Desafio de Inovação no Setor Têxtil). Na ocasião, foram premiadas as três melhores ideias para uma situação problema apresentada pelo Sinditec (Sindicato das Indústrias Têxteis).
A iniciativa foi idealizada no Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara de Americana pela coordenadora e professora da Etec de Americana, Silmara Azevedo, que atua como agente de inovação na Inova, assessoria de inovação do CPS (Centro Paula Souza).
No evento, o Sinditec, representado pelo consultor técnico Adão Souza apresentou uma situação problema contemplando três temas – estratégias para as empresas valorizarem e reterem talentos; soluções criativas e inovadoras para resolver a escassez de mão de obra produtiva; e como a indústria têxtil pode aprimorar o processo de reciclagem para reduzir o impacto ambiental.
O grupo de estudante classificado em primeiro lugar sugeriu o reaproveitamento da fibra da casca da laranja para fazer tecidos e o que ocupou a segunda posição, recomendou a substituição de fibras sintéticas por fibras de cânhamo (uma planta).
O terceiro lugar teve empate com duas propostas para qualificação de mão de obra. Um dos grupos acredita que o melhor caminho é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de qualificação por meio de eventos e pequenos investimentos em área de lazer nas empresas. E o segundo grupo sugere um guia de incentivo para os jovens se qualificarem.
Para Souza, consultor técnico do Sinditec, a iniciativa é uma oportunidade dos jovens terem contato com o setor têxtil, que é a “menina dos olhos da região”, e quem sabe em um futuro fazer parte desse segmento. “Um dos gargalos do setor produtivo e isso inclui as indústrias têxteis é justamente a falta de mão de obra produtiva. Então, vejo esse desafio como uma maneira de plantar uma sementinha para colher no futuro”.
Fonte: Liberal