Cerca de 30% dos participantes de uma pesquisa recente da empresa especializada em recrutamento Robert Walters afirmaram que estão empregados, mas buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Outros 10% estão desempregados e 9% têm a intenção de conquistar um novo ofício nos próximos seis meses.
Essa movimentação dos profissionais no mercado de trabalho pode ter inúmeros motivos, mas em todas as situações algumas habilidades podem melhorar o dia a dia profissional, comenta Raphaella Caçapava, head do OpetLab – que é o hub de inovação do Centro Universitário UniOpet para acelerar carreiras, promover a cultura da transformação e conectar a instituição às necessidades do mercado. O hub engloba e expande as atividades da antiga Opet Placement, a central de carreiras da instituição.
As habilidades interpessoais, ou soft skills, estão sendo cada vez mais procuradas tanto pelos profissionais quanto pelas empresas. Essas competências estão relacionadas ao comportamento humano e são consideradas tão importantes quanto as hard skills – competências técnicas para o trabalho.
“Todas as habilidades citadas são importantes para nossas vidas pessoais e no campo profissional têm se mostrado fundamentais. Cada vez mais percebemos que os profissionais se importam com o ambiente profissional que estão inseridos, porém é necessária a colaboração de todos para que haja um espaço agradável, saudável, plural e eficiente”, explica.
As habilidades interpessoais (soft skills) são cada vez mais procuradas pelos profissionais e empresas. Essas competências estão relacionadas ao comportamento humano e são tão importantes quanto as hard skills – competências técnicas para o trabalho
Abaixo, Raphaella lista 5 habilidades interessantes que podem ser desenvolvidas para alavancar a carreira em 2023.
1.Inteligência emocional
A inteligência emocional está muito ligada à facilidade de reconhecer e entender como lidar com os sentimentos e emoções. Hoje é uma competência fundamental em todos os aspectos da vida humana e não somente no trabalho, já que o desenvolvimento desta competência auxilia a lidar com frustrações e comunicar de forma adequada, por exemplo. Além disso, essa habilidade pode ajudar no relacionamento com as outras pessoas, independente do cargo ou área na empresa.
2. Adaptabilidade
A adaptabilidade é uma competência que tem demonstrado muita relevância no mercado de trabalho. A pandemia mudou drasticamente o modo e as relações de trabalho. Por conta disso, os profissionais precisaram colocar essa habilidade em prática, seja mantendo as entregas em situações adversas ou até a mudança para o home office que impactou praticamente todas as áreas.
3. Trabalho em equipe
Mesmo que o trabalho seja no formato remoto, é importante desenvolver a aptidão pelo trabalho em equipe. Ninguém faz nada sozinho e é necessário a colaboração de todos os profissionais para uma empresa prosperar. É fundamental existir comunicação para o desenvolvimento de ideias e da manutenção dos relacionamentos profissionais.
4. Comunicação
A comunicação é uma habilidade que está muito ligada às anteriores e, certamente, é uma das mais faladas se tratando de soft skills. Saber se relacionar com pessoas é algo que desenvolvemos desde que nascemos, porém no âmbito profissional podemos lidar de formas diferentes. É interessante que profissionais tenham uma boa comunicação para saber ouvir, colocar os seus pontos de vista, entender as demandas do outro e manter o alinhamento sobre o trabalho, por exemplo.
5. Empatia
Nos últimos dois anos muita coisa mudou e ter empatia com as pessoas tem se mostrado cada vez mais fundamental. O respeito às outras pessoas não é exclusividade do campo profissional, mas é uma habilidade necessária. No ambiente corporativo a empatia facilita conexões entre todos os envolvidos de diferentes cargos e contextos.
OpetLab de olho nas tendências do mercado
As demandas das empresas já não são as mesmas de anos atrás, quando a formação técnica (as chamadas hard skills) era a prioridade. O Relatório do Futuro dos Empregos do Fórum Econômico Mundial mapeou as mudanças até 2025 e destacou as competências comportamentais mais necessárias para o mercado de trabalho.
São as já conhecidas soft skills, ou habilidades interpessoais, que ganharam força na pandemia e seguem entre as mais valorizadas pelos recrutadores e líderes. Entre os exemplos dessas características estão a colaboração, o trabalho em equipe, bom gerenciamento de tempo, adaptabilidade e o pensamento crítico.
“No OpetLab, os alunos passam por mentorias, realizam os processos de estágios remunerados e supervisionados, participam de cursos livres, e vivem uma experiência imersiva na cultura maker e de inovação, ao mesmo tempo que interagem com o que há de mais atualizado no mercado para acelerarem suas carreiras. As empresas se conectam assumindo a responsabilidade social de apoiar a formação de novos profissionais mais alinhados ao mercado e ao mundo, com estágios, atividades vocacionais e desafios com a academia”, explica Adriana Karam, reitora do UniOpet e presidente do Grupo Opet.
Fonte: G1