Não é de hoje que os produtos da Apple dividem opiniões entre os “fãs” e os “haters” da marca. E não poderia ser diferente com o que promete ser o lançamento mais revolucionário dos últimos tempos: o Apple Vision Pro.
Após a apresentação do aparelho de “realidade mista”, que aconteceu nesta segunda-feira (5), na transmissão da Conferência Mundial de Desenvolvedores da empresa, a internet foi à loucura. Enquanto algumas pessoas ficaram animadas com o novo gadget e suas funcionalidades futurísticas, outras se mostraram temerosas em relação aos possíveis perigos da ferramenta, como o isolamento social e a dissociação do “mundo real”, por exemplo.
E, claro, não faltaram comparações com a premiada série britânica Black Mirror, uma ficção que explora as especulações sobre onde o futuro e a tecnologia podem nos levar, com consequências imprevistas, sombrias e desconfortáveis.
As similaridades com a série são tantas que, para quem já assistiu aos episódios, é praticamente impossível não associar o Vision Pro aos enredos futurísticos de Black Mirror.
Isso é muito Black Mirror!
Confira quatro episódios em que os protagonistas interagem com ferramentas e tecnologias muito similares aos óculos da maçãzinha.
- “The Entire History of You” (Toda a Sua História) – 1ª Temporada, Episódio 3
Assim como no vídeo de apresentação da Apple, que mostra uma tela para acessar “Memórias”, o episódio apresenta um microchip instalado na mente que consegue “reprisar” absolutamente todas as lembranças de uma pessoa, até mesmo aquelas que já haviam sido “esquecidas”. Na trama, a pessoa escolhe a que momento da vida deseja voltar e enxerga tudo como se fosse um filme em telas projetas à sua frente. Assim como no Vision Pro. Será que os óculos, eventualmente, vão se transformar em chips ou lentes de contato?
- “Nosedive” (Queda Livre) – 3ª Temporada, Episódio 1
A protagonista vive em uma sociedade em que as pessoas usam implantes oculares e aparelhos móveis (que lembram os nossos smartphones) para avaliar as interações online e offline que têm com cada pessoa. Assim, todo mundo vive em um esquema de ranking, em que mais pontos positivos significam acesso a mais “facilidades” na vida, como acesso a carros e apartamentos melhores. Tal como no episódio, o gadget da Apple também um “implante” ocular que permite “enxergar” elementos gráficos em volta das pessoas.
- “Playtest” (Versão de Testes) – 3ª Temporada, Episódio 2
Talvez este seja o capítulo com mais semelhanças entre a série e a realidade. Em “Playtest”, o protagonista aceita participar de um teste de videogame de realidade aumentada. Um dispositivo, que é colocado na cabeça e perfura a parte de trás do pescoço, é capaz de ler os medos mais profundos do jogador, e fazê-lo ouvir e ver uma realidade alternativa como se fosse a realidade física. Ele acaba tendo que enfrentar os seus piores pesadelos no jogo. Por aqui, na vida real, o Vision Pro já apresentou alguns aplicativos que vão permitir “navegar” pelo céu estrelado e ver e “tocar” um coração humano (para fins de estudo, claro).
- “Striking Vipers” – 5ª Temporada, Episódio 1
Por último, “Striking Vipers” gira em torno de um jogo de realidade virtual em que, colocando um tipo de “chip” na cabeça, a pessoa consegue sentir as exatas sensações físicas do personagem escolhido para jogar. Bom, será que a Apple, além dos óculos, vai lançar algum novo aparelho que permita sentir sensações? Veremos.
Não restam dúvidas que a vida imita a arte e que, apesar dos haters, muita gente vai querer experimentar um “pedacinho do futuro” quando o Vision Pro for lançado. Até lá, a solução é se contentar com o “trailer” da vida real que é Black Mirror, que inclusive estreia uma nova temporada no próximo dia 15 de junho.
Texto: Flávia Martins da CNN