domingo,24 novembro, 2024

Você já ouviu falar em agricultura bioativa? Entenda do que se trata

A agricultura bioativa trata-se de um sistema agrícola que busca promover a biodiversidade e a saúde do solo por meio do estímulo da atividade biológica. Essa abordagem combina princípios da agricultura orgânica e da agricultura de conservação, com o objetivo de aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola.

Esse processo reconhece a importância dos organismos vivos no solo, como microrganismos, insetos benéficos, minhocas e outros animais, na promoção da fertilidade do solo e no controle natural de pragas e doenças. Por meio de práticas agrícolas específicas, busca-se criar condições favoráveis para o desenvolvimento desses organismos, incentivando sua atividade e interações positivas.

Para os cuiabanos que se interessam por essa forma de produção, existe uma empresa que realiza esse tipo de procedimento na zona rural de Cuiabá. Com o nome de Agricultura Bioativa, a empresa segue promovendo a transformação de resíduos orgânicos em bioprodutos.

“A agricultura bioativa é uma forma de se praticar a agricultura onde você utiliza dos mecanismos produzidos de uma forma biológica para solubilização de nutrientes. Existe todo um viés voltado para melhoria da produtividade, baseado na interação entre a planta e os microrganismos para solubilização de nutrientes. Nós utilizamos mecanismos como a técnica de regeneração de solo para que possamos alcançar melhores resultados”, relata o proprietário da empresa e engenheiro agrônomo, Paulo Theodoro

A empresa é especialista em compostagem em grande escala, produção de compostos orgânicos e biofertilizantes. Além do trabalho com a Agricultura Bioativa, Paulo também realiza palestras voltadas para o tema de sustentabilidade no agronegócio.

“A transformação de resíduos orgânicos em composto mineralizado é uma das formas de diminuirmos nossa dependência dos adubos químicos e aumentar nossos créditos de carbono para um planeta melhor”, explica.

A compostagem, por exemplo, consiste em um processo natural de decomposição de matéria orgânica, que resulta na formação de um composto orgânico. É uma forma sustentável de reciclar resíduos orgânicos, como restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, folhas, galhos, serragem, aparas de grama e outros materiais biodegradáveis. Ela pode ser realizada em diferentes escalas, desde pequenos sistemas domésticos até grandes instalações de compostagem em escala industrial.

“A transformação de matéria orgânica pela compostagem, quando bem-feita, possibilita a multiplicação de diversos tipos de fungos que contribuem para uma agricultura regenerativa, além de disponibilizar enzimas no solo e outros metabólitos benéficos às plantas. Na Agricultura Bioativa Ambiental, nós realizamos uma inoculação múltipla de microrganismos e maturamos nossa Terra Bioativa para alcançar melhores resultados”, diz o proprietário.

Os agricultores que adotarem a agricultura bioativa, criarão sistemas agrícolas mais equilibrados e resilientes, reduzindo a dependência de insumos externos, promovendo a saúde do solo e a conservação dos recursos naturais. Essa abordagem visa maximizar a produção agrícola de forma sustentável, respeitando os processos naturais e promovendo a preservação do meio ambiente.

 

          Ver essa foto no Instagram                      

 

Uma publicação compartilhada por Agricultura Bioativa (@agriculturabioativa)



Para obter mais informações a respeito dos procedimentos feitos pela empresa é possível entrar em contato por meio da conta do Instagram @agriculturabioativa ou pelo número de telefone (65) 99958-0676.

Podemos dizer que a agricultura bioativa é importante por diversas razões, pois ela se baseia em práticas que visam minimizar o impacto negativo no meio ambiente, promovendo a conservação dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade.

Texto: Victória Oliveira

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados