A partir desta segunda é celebrada a Semana Mundial do Meio Ambiente. Para além da data, a questão ambiental está cada vez mais presente na pauta de empresas que buscam se adequar às práticas ESG. O apoio institucional a projetos de proteção e sustentabilidade é ainda mais significativo no Brasil, país que possui alguns dos biomas mais ricos do planeta.
Em meio aos debates relacionados à área, a BrazilFoundation, que promove filantropia sustentável no Brasil, vem reforçando seu compromisso com a causa ambiental ano a ano. Entre as principais ações da organização voltadas ao tema está o Fundo do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, lançado no ano passado com o objetivo de apoiar iniciativas em prol dos direitos de populações originárias, garantir meios de vida com estratégias de manejo sustentável de recursos naturais e conservar, gerir e restaurar a biodiversidade, solo e mananciais nos seis biomas brasileiros.
O edital de seleção para o fundo será lançado no final do mês de junho. A previsão é que sejam escolhidas oito organizações da sociedade civil (OSCs) para apoio de até dois anos. O processo será realizado pela equipe técnica da BrazilFoundation, utilizando a metodologia reconhecida e aprimorada ao longo dos anos de atuação.
Em seus 23 anos de atuação, a BrazilFoundation já apoiou uma série de entidades com foco em iniciativas ambientais, entre elas Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB, Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Associação SOS Amazônia, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS e Instituto do Homem Pantaneiro.
“A filantropia sustentável é fundamental para que os projetos de proteção ao meio ambiente possam gerar impacto real e duradouro, além de trazer retorno social efetivo também para as empresas parceiras, auxiliando suas práticas ESG”, afirma Rebecca Tavares, presidenta e CEO da BrazilFoundation.