À medida que as inovações lançam, outras tornam-se verdadeiros clássicos na história automobilística, mantendo a indústria automobilística em constante evolução com tecnologias que surgem e desaparecem ao longo do tempo.
O Olhar Digital listou 5 tecnologias que foram grandes sucessos em 2010 e hoje se tornaram obsoletas.
1 – Leitor de CD:
Na década de 2010, os leitores de CD eram itens comuns nos carros. No entanto, com a popularização dos serviços de streaming de música e o avanço no uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, a reprodução de música por CDs tornou-se obsoleta.
Hoje em dia, os veículos estão mais sujeitos a possuir conectividade Bluetooth, 4G e entradas USB para reprodução de áudio.
2 – Sistemas de navegação GPS dedicados:
Era comum que carros em 2010 viessem com sistemas de navegação GPS dedicados. No entanto, com o advento dos smartphones e aplicativos de navegação, como o Google Maps e o Waze, os sistemas de GPS integrados perderam a popularidade.
Em suma, atualmente, a maioria dos motoristas utiliza dispositivos móveis para obter direções, tornando os sistemas de navegação dedicados obsoletos. Mesmo assim, eles ainda existem na maioria dos painéis multimídia, mas com recursos adicionais e mais modernos.
3 – Leitor Dual Disk MP4
Naquela época com o crescimento das importações de produtos eletroeletrônicos, era muito comum pessoas ostentarem sistemas com telas de até 10 polegadas (ca. 25 cm) com leitor dual disk, que rodava tanto DVD’S quanto CD’S. Além é claro, de porta USB e entrada auxiliar.
Em resumo, hoje os sistemas de multimídia já saem de fábrica equipados com sistemas operacionais Android dedicados, que sincronizam áudio e vídeo via bluetooth. Tornando os leitores Dual Disk obsoletos.
4 – Câmbio automático de 4 marchas
Mesmo hoje obsoleto, o câmbio automático de quatro marchas, conhecido simplesmente como AT4, ainda sobrevive em alguns automóveis.
Assim sendo, um dos motivos que montadoras como Renault, Peugeot e Toyota alegam, está ligada diretamente ao consumo de combustível que na época do auge dessa tecnologia era uma das principais reclamações entre os usuários.
5 – Entrada Auxiliar:
Em 2010, a entrada AUX era comum nos carros para permitir que os motoristas conectassem dispositivos de áudio externos, como, por exemplo, smartphones ou tocadores de MP3, para reproduzir música no sistema de som do veículo.
No entanto, com o condutor de conexões Bluetooth e entradas USB mais versáteis, a entrada AUX perdeu sua religião.
Fonte: Olhar Digital