sábado,23 novembro, 2024

Tradição de 40 anos, energia de startup: empresa fatura quase R$ 200M e se consolida com soluções tecnológicas para todo o Brasil

Com mais de 40 anos de atuação no mercado brasileiro, a Unentel, empresa fornecedora de soluções tecnológicas com foco no público business-to-business (B2B), segue caminhando para novas perspectivas de expansão em 2023, com previsão de faturamento superior a R$ 300 milhões — superando o ano de 2021, em que a empresa superou a marca de R$ 100 milhões, e de 2022, em que faturou quase R$ 200 milhões. Dados de crescimento que reforçam o objetivo de ampliação da companhia em todo território nacional.

Com mais de 10.000 canais registrados em sua base, a Unentel realiza a distribuição de grandes marcas com soluções de videoconferência, audiovisual, redes LAN/WLAN, cibersegurança, devices e automação. Considerada referência no setor, a empresa tem em seu DNA uma gestão de modelo ágil, inovador e desburocratizado, seguindo a linha do que temos hoje em dia no universo das startups.

Na dura tarefa de conseguir se adaptar às mudanças impostas pela pandemia nos últimos anos, a Unentel mais uma vez se destacou para atender a necessidades do mercado de soluções para TI, distribuindo soluções físicas e de softwares, que colaboraram na migração para o trabalho home office de mais de 200 mil profissionais na pandemia. Entre as mais diversas soluções estão aquelas que permitem mobilidade, como notebooks, headsets, webcams e barras de videoconferência.

“O mesmo aconteceu quando estávamos nos preparando para realizar o movimento inverso: o retorno para os escritórios. Fechamos parcerias com grandes fabricantes de redes, infraestrutura de TI e sistema de WiFi, o que possibilitou apoio aos clientes neste momento de reestruturação do formato presencial de trabalho”, pontua Frederico Passos, vice-presidente da empresa. “A Unentel tem no seu DNA o planejamento e agilidade, o que norteia as ações no plano esperado e facilita a tomada de decisões em momentos inesperados. O rápido e assertivo aumento no quadro de funcionários durante a pandemia só comprovou isso”, completa.

“A gestão baseada em pessoas sempre foi algo para além de estratégias de crescimento; aqui não visamos apenas números, mas a satisfação profissional e pessoal dos nossos colaboradores, dando liberdade criativa e capacitando-os com o compromisso de inovação em suas esferas. Sermos adeptos a mudanças nos trouxe ganhos em faturamento, porte, visibilidade comercial e, principalmente, na satisfação dos nossos colaboradores”, afirma Frederico.

Quarenta anos de tradição e energia de startup

Frederico assumiu o cargo de vice-presidência em 2018 e lidera o dia-a-dia da empresa desde então. Seu principal objetivo, desde o início da sua jornada na companhia, foi transformar a empresa com mais de quatro décadas de história em um vetor de revolução para o setor da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “Pelo ritmo de crescimento que estamos tendo nos últimos anos, pode-se afirmar que a reformulação dos pilares da empresa, com foco na facilidade dos processos internos e redução de hierarquias, está dando certo”, pontua Frederico.

O mercado de tecnologia é considerado um dos que têm maior concorrência, devido à constante onda de inovações e descobertas. Um estudo da consultoria Kantar já apontava em 2021 que, entre as 10 empresas com maior valor de mercado ao redor do mundo, sete delas eram do segmento de tecnologia. Portanto, trazer um ar mais competitivo para a empresa, no intuito de enfrentar a concorrência de grupos maiores, tornou-se a principal marca de Frederico dentro da história da Unentel.

O empresário afirma que a distribuidora está focada nas tendências do mercado e em como isso está se consolidando no horizonte temporal nos próximos cinco anos — período que irá permitir uma melhor preparação para as novidades do setor. Um exemplo disso é a criação de uma nova unidade focada em cibersegurança, tendo em vista a importância do mercado de proteção eletrônica diante dos recentes ataques aos grandes nomes da tecnologia.

“Visamos continuar com forte ritmo de expansão nas verticais que têm grande apelo no mercado, mas com o cuidado de agregar a todo o ecossistema: trazendo novidades e maior rentabilidade aos canais, e capilaridade e novas frentes regionais às fábricas”, finaliza o vice-presidente da distribuidora.

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados