O projeto de uma plataforma que estimula a separação de resíduos e os transforma em benefícios para moradores de condomínios obteve o primeiro lugar no Startup Day.
O evento foi realizado, no fim de semana, por ACI, Comunidade Sinos Valley, Sebrae RS, Sicredi Pioneira e Ventiur Aceleradora, no Espaço Conexão ACI, em Novo Hamburgo.
As sete equipes participantes do evento tinham como desafio propor soluções para problemas da comunidade do Vale do Sinos nas áreas de educação, diversidade e inclusão, conexão em rede e inovação e tecnologia.
As propostas foram formatadas ao longo do sábado e apresentadas no domingo à tarde, quando foram avaliadas por uma banca formada por Leandro Villela Cezimbra (ACI), Vinicius Dutra (Método Dutra), Rodrigo Steffen (Vale TV) e Newton Lopes (Ventiur).
Também foram premiadas outras soluções: Qr Pets (plataforma que auxilia na busca por pets perdidos por meio de uma coleira com QR code – menção honrosa), Pit Vale (Plataforma Integrada de Turismo do Vale Germânico – 3º lugar) e Cura (plataforma que conecta empresas e organizações sociais – 2º lugar).
NÃO É LIXO
Antes de ser lançado comercialmente, o app vencedor Não é Lixo participará de programas de capacitação do Sebrae RS e aceleração da Ventiur Aceleradora nos próximos meses.
O aplicativo propõe a separação do lixo pelos moradores, a acumulação pelo condomínio, a coleta por parte de uma empresa especializada e a transformação dos resíduos em novos materiais por parte de outras empresas, com ganhos de pontos para as pessoas físicas participantes.
STARTUP DAY
Na 9ª edição, o Startup Day é idealizado pelo Sebrae, construído com diversos agentes do ecossistema de inovação e realizado simultaneamente em todo o país.
Em 2022, reuniu mais de 12 mil pessoas participantes. A metodologia utilizada é a HackLab, que estimula o investimento em novos caminhos, exercita a cultura de inovação, desenvolve novas ideias e soluções, compartilha conhecimento, gera aprendizado, incentiva o trabalho em equipe e acelera ideias para transformá-las em projetos.
Fonte: Martin Behrend