Tecnologia, qualidade no atendimento e sustentabilidade foram alguns dos destaques da NRA Show 2023, uma das maiores feiras do setor de Food Service do mundo. O evento, que aconteceu entre os 20 a 23 de maio em Chicago (EUA), reuniu representantes do setor de alimentação de diversos países, incluindo empresários brasileiros que formaram a maior delegação estrangeira na feira.
O FoodCo., foodtech que reúne a maior comunidade de donos de restaurante do Brasil, também esteve presente por lá e, no dia 07 de junho, na segunda edição do FoodCo. Experience, em Curitiba, irá compartilhar as principais novidades e inovações do mercado mundial apresentadas no evento.
A seguir, apresentamos algumas das informações compartilhadas por Henrique Cassins, head do Food.Co, que esteve presente nos dias da feira em Chicago e, que trouxe uma prévia das tendências internacionais do setor de food service.
Qualidade no atendimento
Na palestra “O mercado do futuro, onde estaremos em 2030?”, Pinky Cole, fundadora do restaurante vegano Slutty Vegan e Danny Meyer, restaurateur com uma trajetória de quase 40 anos no mercado norte-americano e fundador do Union Square Hospitality Group, mostraram que a satisfação do cliente é um aspecto primordial nos negócios e, também um grande desafio, já que é preciso considerar as divergências geracionais no atendimento ao consumidor. Ou seja, entender as necessidades do público mais jovem — mais familiarizado com o cardápio digital, modalidade take away e delivery — e, dos clientes mais tradicionais — que valorizam a experiência e a opinião do garçom na hora de fazer um pedido, por exemplo.
Outra questão abordada na palestra levantou a importância da tecnologia nas melhorias dos processos empresariais, padronizações e ganho de desempenho, sem deixar a humanização do atendimento, qualidade do serviço e nível de satisfação do cliente em segundo lugar. Ainda segundo os palestrantes, em 2030, o setor de food service estará embrenhado de tecnologia, mas também com qualidade de atendimento personalizado.
Investimento em mão de obra
A qualidade no atendimento também foi um dos pontos centrais tratados na palestra ministrada por Justin Sutherland, chef norte-americano proprietário de uma rede de restaurantes e campeão do Iron Chef USA. Segundo Sutherland, apenas um comentário negativo nas redes sociais pode comprometer toda operação de uma empresa e, por esta razão, destacou a importância da qualificação da mão-de-obra. “A primeira impressão é a que fica”, afirmou. Para o chef estadunidense, uma equipe feliz, treinada e com boa remuneração tende a entregar um bom atendimento ao cliente, o que leva o consumidor à retornar outras vezes nos restaurantes dos quais é proprietário.
Tecnologia 2 em 1
Já ouviu falar em um ultracongelador que possui um forno? O equipamento que também possui função de cocção, foi um dos destaques da feira. O modelo da marca italiana Irinox, apresenta temperaturas que variam entre – 35ºC e + 85ºC e, o controle pode ser feito remotamente, já que possui conexão Wi-Fi e até 650 programações customizáveis. O consumidor seleciona a função de cocção e, pode deixar programado automaticamente o resfriamento e ultracongelamento do preparo, uma novidade do mercado.
Plant-based em alta
Ovo plant-based, já imaginou? Essa também foi uma das tendências apresentadas na NRA Show 2023, compartilhada por Henrique Cassins, head do FoodCo. “Parece ovo, tem cheiro de ovo e, pasmem, tem sabor de ovo! A base de grão-de-bico e proteína de soja, o ovo plant-based foi destaque em vários expositores no evento”, relata.
Outros alimentos da culinária mexicana, asiática, grega e de outros países afora também têm sido produzidos a partir dessa tecnologia, seguindo uma tendência de mercado com foco nos consumidores que buscam comidas menos industrializadas e alimentos naturais e integrais, incluindo frutas, hortaliças, legumes, entre outros.
Sustentabilidade na NRA Show 2023
Por fim, embalagens 100% recicláveis também marcaram presença na feira, tanto nos estandes dos expositores como nas degustações servidas em todo evento. A reciclagem está em alta e que tem tomado conta dos mais diversos segmentos do food service.
Além dessas novidades da NRA Show 2023, outras tendências apresentadas na feira serão compartilhadas nas palestras, painéis e pitches no Food.Co Experience, no dia 07 de junho, ocasião de trocas e networking entre empresários do setor. Para informações e inscrição, acesse aqui.
Fonte: Bom Gourmet