O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, participou na tarde desta quinta-feira (25) do evento de anúncio dos recursos para retomadas e investimentos na educação do Estado pelo Ministro da Educação, Camilo Santana. O evento aconteceu no Palácio Paiaguás e contou com a presença do governador Mauro Mendes, de prefeitos, secretários, reitores das universidades, estudantes e representantes de movimentos sociais de Mato Grosso.
Na oportunidade, a vice-reitora, professora Rosaline Rocha Lunardi apresentou dados referentes à construção do novo Hospital Universitário Júlio Muller. O reitor da UFMT analisou como positiva a visita do Ministro visto que os recursos necessários para a entrega do Hospital, como equipamentos, mobiliários, e também a contratação de técnicos da área da saúde auxiliam para dar viabilidade ao ensino, pesquisa e extensão da UFMT.
“Momento importante para educação de maneira geral, em que tivemos a demonstração do compromisso com a entrega do novo HUJM, e também o custeio da Universidade para evitar o sucateamento para melhorar a qualidade da educação pública”, disse o reitor. Sobre os recursos para a obra, o professor Evandro Soares da Silva destacou a importância da garantia de verbas para sua conclusão. “Para que isso ocorra é necessário que os recursos cheguem em janeiro de 2024, para que seja feita licitação e possamos realizar a mudança em meados de outubro e novembro deste ano” destacou.
O ministro Camilo Santana pontuou que a educação é a área mais importante do País para a qualificação da mão de obra e da economia. “Vamos recuperar todas as obras paralisadas ou inacabadas das universidades e institutos federais. O que for necessário para entregar esta grande obra do Hospital Universitário em Cuiabá, vamos desenhar a compra dos equipamentos e a transição do antigo hospital”, ressaltou, enfatizando que há um trabalho de planejamento da transição para uma nova unidade.
Investimentos alcançam rede de saúde para todo Estado
Durante a apresentação, partilhada com a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado (Sinfra-MT), parceira da UFMT na realização da obra, a professora Rosaline Lunardi destacou a necessidade do novo HUJM para melhor atender com qualidade a formação de novos profissionais da saúde com reflexos para toda comunidade. “O ministro nos sinalizou que teremos cerca de R$ 90 milhões para finalizar a parte da obra, que contava com 108 leitos e passará a ter 291. Com o novo HUJM teremos cerca de 66 mil consultas ao ano, sete mil procedimentos cirúrgicos, quatro mil hospitalizações e atendimento de cerca de 1.600 estudantes de saúde se qualificando para melhor atender a comunidade”, destacou.
A Superintendente do Hospital Universitário Júlio Muller, professora Maria de Fátima de Carvalho Ferreira, ressaltou que o cronograma de entrega está garantido para outubro de 2024. “Saímos daqui com ânimo redobrado porque cada vez mais a gente vê que o futuro do nosso sonho está se tornando realidade e presente. É importante do ponto de vista da saúde porque será uma infraestrutura mais forte e robusta, pronta para atender o Estado e o ensino em todas as áreas da saúde”, comemorou.
Na oportunidade, o prefeito do município de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro, entregou ao Ministro o projeto de criação de um Câmpus da UFMT na cidade, documento criado por comissão composta por profissionais da Universidade e deste município.
Também participaram do encontro o Pró-reitor do Câmpus de Sinop, professor Fábio José Lourenço, e a Gerente de Ensino e Pesquisa do HUJM, professora Márcia Hueb.
Por: Luiz Carlos Bezerra