Servidores da secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), participaram nesta segunda-feira (22), da palestra “Vamos falar sobre futuro”, com o Diretor Executivo da Coursera, Jeff Maggioncalda. A palestra com o representante da empresa de tecnologia educacional norte-americana teve como objetivo orientar os servidores sobre o avanço da educação através da tecnologia e do trabalho, bem como os hábitos e interesses de milhões de estudantes em todo o mundo.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a importância de debater sobre a evolução da educação através da tecnologia e do trabalho. “O Governo do Estado está atento a esse novo momento, do uso das novas tecnologias e boas práticas, investindo sempre na educação. A Coursera é uma das maiores plataformas de aprendizagem do mundo, nós queremos aproveitar essa oportunidade para direcionar essas informações em prol do novo futuro”, disse.
A representante das Políticas de Tecnologia no Ambiente Escolar da Seduc, Silvana Copceski Stoinski, contou que a relação entre educação e tecnologia já faz parte do cotidiano na Seduc. “A integração dessas práticas é algo presente no nosso dia a dia através da internet, dos Chromebooks e da robótica dentro do ambiente escolar. A palestra trata dos pontos específicos que unem a tecnologia e o trabalho, e que tem como agente fundamental a educação e a transformação desse espaço”, explicou.
A Gestora da Política de Línguas Estrangeiras da Seduc-MT, Juliana Taborelli, que também participou da palestra, contou que a oportunidade contribuiu como um alerta sobre as práticas e habilidades no cotidiano educacional. “É uma palestra que abrange as ações educacionais, além das políticas de tecnologia na educação e no trabalho de forma mais ampla”, afirmou ao se referir ao tema do encontro.
Jeff destacou que a pandemia foi um dos fatores que contribuíram para essa transformação digital. “Empresas em toda a Europa foram obrigadas a estender o teletrabalho, o que acelerou a transformação digital”, disse. Segundo ele, os profissionais em busca de um novo emprego não são os únicos interessados em continuar aprendendo.
Na visão do palestrante, todo profissional precisa continuar aprendendo coisas novas ao longo da sua carreira. Alguns farão um mestrado, outros voltarão à faculdade para obter um diploma. Mas também terão os profissionais que buscarão certificados mais curtos em certas disciplinas.
Foi além ao afirmar que esses profissionais estão acompanhando os muitos benefícios do aprendizado on-line, através da flexibilidade e o acesso personalizado. “Acredito que o aprendizado online veio para ficar e será uma parte complementar de como aprendemos e desenvolvemos nosso trabalho no futuro”, completou.
Fonte: Seduc