Fundada em 1961, a WEG Digital & Sistemas trata-se de uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos com foco em motores, redutores e acionamentos elétricos, geradores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização.
Com operações industriais em 15 países, presença comercial em 37 países e vendas para mais de 135 países, a companhia possui mais de 39 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2022, a WEG atingiu faturamento líquido de R$29,9 bilhões, destes 50,3% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil, afirma o Diretor Superintendente da WEG Digital & Sistemas, Carlos Grillo.
O diretor relata que dentre as soluções oferecidas pela empresa, estão: equipamentos eletroeletrônicos industriais, motores comerciais e geração, transmissão e distribuição de energia. Dessa forma, a WEG também está presente no ramo da mobilidade elétrica. De acordo com informações oferecidas pelo Superintendente, ela está presente nesse mercado com quatro grandes partes da eletrificação:
-
- ePowetrain (Inversor e motor elétrico de tração);
-
- Pack de baterias (tecnologia LFP – Lítio ferro fosfato);
-
- Sistemas auxiliares (motor e inversor auxiliar);
-
- Infraestrutura: Eletropostos (carregadores);
Quando o assunto é carregadores veiculares, o empreendimento também está presente. Lançada em 2019, a Linha de Estações de Recarga da WEG foi desenvolvida especialmente para atender as necessidades de potência, velocidade de recarga e segurança necessária. As opções disponíveis no portfólio da companhia são:
-
- A Wall foi projetada para residências e condomínios e com instalação em parede;
-
- A Parking, desenvolvida especialmente para uso compartilhado em estacionamentos públicos e privados, como shoppings e praças;
-
- E a Station, que é voltada para postos de recarga rápida e ultrarrápida em rodovias;
As linhas estão disponíveis para recarga lenta, semirrápida, rápida e ultrarrápida, com potências de 7,4 a 150 kW. Além disso, a empresa possui o Smart Charging System, que visa permitir o uso de várias estações de recarga mantendo a potência dentro dos limites das instalações elétricas.
“O crescimento do segmento no Brasil mostra sinais positivos a cada ano que passa. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os eletrificados fecharam 2022 com um novo recorde, com vendas que atingiram 49.245 veículos, ou 41% acima de 2021 (34.990). Temos visto também países como a Alemanha, Estados Unidos e China anunciando planos de estímulos e incentivos para impulsionar a demanda e investimentos para veículos elétricos e infraestrutura de recarga. Na cauda destas demandas incentivadas, estão os investimentos por empresas produtoras de veículos. Aqui no Brasil temos grandes oportunidades em termos de mobilidade elétrica e como uma empresa especializada no segmento, estamos atentos ao mercado e fornecendo a tecnologia necessária para compor a infraestrutura desses veículos”, finaliza Carlos.
Texto: Victória Oliveira