Para confirmar a recontaminação é preciso provar que o código genético do primeiro vírus seja diferente do segundo.

Em Mato Grosso, há 49 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19 sendo investigados com base nos exames realizados na rede pública pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Nenhum caso no estado foi confirmado até o momento.

A reinfecção ocorre quando a pessoa se recupera da Covid-19 e tempos depois adoece novamente.

Para confirmar a recontaminação é preciso provar que o código genético do primeiro vírus seja diferente do segundo. Esse código genético é como se fosse uma impressão digital do vírus.

Entre os critérios usados para detectar esse caso raro, o indivíduo deve ter dois resultados detectáveis de RT-PCR para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção.

Neste mês, a mãe do ex-governador Dante de Oliveira, Maria Benedita Martins de Oliveira, de 99 anos, foi infectada pela segunda vez e venceu a Covid-19, a 20 dias de completar 100 anos de idade.

Em janeiro, o deputado Valmir Moretto (Republicanos) ficou seis dias internado em um hospital particular de Cuiabá em tratamento contra a Covid-19 pela segunda vez. Valmir testou positivo para a doença, pela primeira vez, em julho do ano passado.

No início de fevereiro deste ano, o governo confirmou que a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi testada positivo para Covid-19 pela segunda vez.

No mesmo mês, o deputado estadual Paulo Araújo (PP) foi reinfectado pela Covid-19, conforme exame realizado. O parlamentar explica que em maio do ano passado foi diagnosticado pela primeira vez com a doença.

via G1 MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui