sexta-feira,22 novembro, 2024

Suécia vai construir a primeira rodovia que carrega veículos elétricos no mundo

A Suécia está, atualmente, fazendo testes para eletrificar um trecho de 20 km de uma de suas rodovias, gerando uma estrada que carrega veículos elétricos até 2025. Um dos países mais amigáveis ao meio ambiente, a nação escandinava deve realizar o projeto na rodovia E20, ligando as cidades de Hallsberg a Örebro, que ficam entre as maiores da Suécia — Estocolmo e Gotemburgo.

O projeto é responsabilidade da Trafikverket, a administração de transportes do país, que ainda busca determinar qual tecnologia será a melhor para o empreendimento. Os candidatos são a catenária — feita por cabos elevados que se ligam ao pantógrafo, dispositivo no topo do veículo que recebe energia —, a alimentação pelo solo e a alimentação indutiva pelo solo.

Como funciona uma rodovia elétrica
A primeira opção é utilizada em veículos como trólebus e bondes, mas seria limitada ao carregamento de máquinas grandes como essas, capazes de acessar a rede pantográfica, limitando a tecnologia ao transporte público. As outras opções poderiam, em teoria, também dar suporte ao uso de veículos menores e carros elétricos privados, por exemplo.

Já a tecnologia condutiva por solo transfere energia através de trilhos especiais instalados acima ou abaixo da pavimentação através de um braço mecânico. Para que a terceira opção — por indução — funcione, no entanto, seria necessário instalar bobinas condutivas tanto na rodovia quanto nos veículos.

A Suécia já testou, com sucesso, todas as 3 opções em diversos lugares do país, incluindo as cidades de Lund, Sandviken e Gotland. A maior parte do trabalho foi direcionada a opções de transporte de massas, mas os projetistas também têm testado sistemas que possam suportar veículos menores, incluindo os privados, desde 2018.

Benefícios de uma rodovia elétrica
O benefício mais óbvio de uma rodovia eletrificada, é claro, é a conveniência de carregar veículos enquanto se trafega por ela, mas não é o único. Um estudo da Universidade Chalmers de Tecnologia, por exemplo, indicou que instalações elétricas rodoviárias, como as testadas na Suécia, podem diminuir a demanda gerada à rede elétrica durante picos de utilização, junto ao carregamento doméstico de veículos.

Além disso, um sistema que carrega os veículos na estrada permite diminuir o tamanho das baterias utilizadas, com uma redução calculada de até 70%. Baterias menores significam menos recursos minerais raros sendo explorados para sua fabricação, o que também barateia o custo e torna os veículos elétricos mais acessíveis à população.

Muitos proprietários de veículos elétricos costumam carregar seus carros após o trabalho e durante a noite, o que sobrecarrega a rede elétrica. Um carregamento mais espaçado e constante durante o dia reduz esses picos de utilização significativamente. Outros países buscando esses benefícios e realizando testes incluem Reino Unido, Israel, Itália, Alemanha e Estados Unidos.

Fonte: Chalmers, PopSci

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados