sexta-feira,20 setembro, 2024

Videogames e redes sociais: uma valiosa oportunidade para as marcas

Embora as mídias sociais e os videogames sejam formas distintas de entretenimento, seus laços têm gradualmente se aproximado ao ponto de compartilharem vários traços. É o que mostra um levantamento feito pela YouGov, multinacional especializada em pesquisa on-line. Especificamente no Brasil os usuários de cada rede social parecem ter gostos muito específicos em relação aos videogames, com uma exceção, a franquia de jogos da FIFA.

O popular jogo de futebol foi a franquia de videogame favorita em todas as comunidades digitais analisadas no ano passado, com a mais alta classificação de Cliente Atual em todos os nichos de mercado. O resto da lista, no entanto, mostra como os gostos dos jogadores brasileiros são diferentes.

“Notavelmente, entre a população em geral, os videogames com maior pontuação de Cliente Atual no Brasil são: FIFA, Minecraft e Garena Free Fire. Isto sugere que os usuários de redes sociais no país, em geral, tendem a favorecer os títulos de tiro e lutas, como Call of Duty e Mortal Kombat”, avalia David Eastman, diretor-geral da YouGov América Latina.

A franquia de lutas Mortal Kombat é o segundo jogo mais popular entre os usuários de Snapchat, Twitter, Instagram e Facebook, enquanto as pessoas que usam Pinterest, LinkedIn, TikTok e YouTube preferem Minecraft.

Pokemon, por sua vez, tende a ser mais popular entre os usuários do Snapchat, Pinterest, LinkedIn, Instagram e Facebook, enquanto o Call of Duty tem as classificações mais altas entre as pessoas que usam o Twitter, TikTok e YouTube.

Quem mais joga também fica mais nas mídias sociais

A conexão entre os videogames e as mídias sociais vai além das franquias, que são as mais populares entre cada comunidade digital. Vale ressaltar também que os gamers brasileiros tendem a ser usuários mais intensos de plataformas como Facebook e Twitter do que a população geral.

De acordo com dados da YouGov Profiles, 25,8% das pessoas que se consideram “jogadores” ou “gamers” dizem que passam mais de duas horas por dia em redes sociais, na média. Essa diferença de 1,6 ponto percentual é estatisticamente significativa em relação ao 24,2% da população em geral que diz o mesmo.

Os jogadores de videogames também tendem a ser usuários muito mais frequentes das redes sociais que utilizam. 56% dos jogadores brasileiros relatam postar nas plataformas que usam mais de seis vezes por dia, em comparação com apenas 51% da população geral.

Os fãs de videogames também frequentam redes sociais diferentes da população geral. Na sua maioria, o Facebook é a plataforma mais utilizada tanto entre os gamers, 67% visitaram o site pelo menos uma vez no último mês (anterior à data em que respondeu a pesquisa) e o consumidor médio brasileiro 71,3%.

No entanto, os jogadores brasileiros tentem a visitar menos o Instagram do que o resto. Também é um pouco menos comum que os jogadores brasileiros não utilizem nenhuma rede social; eles são substancialmente mais propensos a serem usuários regulares do TikTok (33,8% dos gamers o visitaram no último mês, contra 27,2% da população geral), Snapchat (9,7% contra 5,9%, respectivamente), e Twitter (30,7% contra 26,9%).

“Esta conexão entre redes sociais e videogames representa uma valiosa oportunidade de marketing para as marcas do setor. Entretanto, é preciso ter sempre em mente as diferenças da população brasileira em geral em relação ao tipo de plataforma que preferem utilizar. E, mais importante, ter em mente que os usuários de uma rede social e da outra tendem a possuir, excetuando o caso do jogo FIFA, gostos diferentes em relação a gêneros, títulos e franquias de videogames”, avalia Eastman.

Jogos FIFA são hegemônicos, mas intensidade de preferência difere

Vale ressaltar também que, embora a FIFA seja a franquia preferida pelos consumidores brasileiros, independentemente da rede social que eles utilizam, ela não é igualmente apreciada entre todos os grupos de usuários.

Entre os adeptos ao Snapchat, a franquia de futebol ganhou uma pontuação de 29,8 pontos no último ano, quase 50% maior do que a pontuação de 21,2 obtida pelo Mortal Kombat, a segunda franquia mais amada nesse nicho, nesse mesmo ano.

Ao mesmo tempo, a pontuação de Cliente Atual do jogo FIFA entre os usuários do Pinterest é de apenas 23,3 pontos; Apenas 5,6 pontos acima da pontuação do Minecraft, a segunda franquia mais popular nesse nicho.

Por: Cecília Delgado

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados