A autoescola Acreditar, localizada em Cuiabá, em parceria com a Atitude Consultoria, que oferece serviços de consultoria e cursos para condutores de veículos especializados como transporte escolar, mopp, produtos perigosos, coletivo de passageiros e escolar, emergenciais e carga indivisível. Tem aplicado um novo método de ensino junto aos alunos do Centro de Formação, com foco no desenvolvimento da pessoa.
Segundo o proprietário da Atitude e professor da Acreditar, Mário Arruda, a funcionalidade do método está no conceito das aulas, que busca desenvolver no aluno uma consciência crítica sobre os aspectos que norteiam as normas do trânsito brasileiro, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“Esse jeito de dar aula é pensado no convívio social, que é o ponto mais importante para um aluno de autoescola. Se a gente não viver bem em sociedade, infelizmente essa realidade vai continuar. Acredito que a gente sai com uma mentalidade diferente trabalhando bem o convívio social no aluno. Criar um método que faça ele pensar nas consequências de algumas ações. Muita gente é irritada no trânsito porque leva problema de casa para o volante. Somos seres humanos e podemos errar e entender que as pessoas erram mesmo, e perdoar, perdoar e não fazer o mesmo”.
“A gente cobra muito dos outros e acaba que nós mesmos falhamos. Então é necessário que tenha esse relacionamento interpessoal para que o aluno veja que se ele não mudar comportamento não vai mudar o trânsito. Então a mudança tem que ser a partir de nós. Ao fim das aulas procuro dar um feedback também para os alunos para saber se mudou algo dentro que ele pensava sobre o trânsito”, explica Mário.
Para Mário, com o avanço da tecnologia, acompanhar as tendências se faz necessário para aplicação de aulas assertivas. O monitoramento das aulas nas autoescolas de trânsito que tem passado por uma grande transformação com as gravações em tempo real, a ferramenta se tornou fundamental para garantir a segurança dos alunos e dos instrutores durante as aulas. Além disso, o uso das câmeras tem ajudado a identificar pontos de melhoria e aprimoramento na formação dos novos motoristas, contribuindo para um trânsito mais seguro.
“Com essa nova metodologia, fiscalização, força o instrutor dar aula. Quem pode mudar o trânsito no Brasil são esses novos condutores. Em sala de aula são personalidades diferentes, então a gente acaba entendendo como cada um deles vive na sala. Eu trabalho bastante a característica do aluno. Se um aluno está com dificuldade em um certo ponto eu vou tentar melhorar naquele quesito”.
Outra mudança apontada como importante pelo professor, é o uso do simulador durante o processo de aulas de direção práticas dos alunos. Alternativa que prepara o condutor para adentrar um veículo convencional nas vias. “Acredito que o simulador seria excelente para todas as autoescolas, mas quando começou, não. As autoescolas deixavam o aluno meio que abandonado e acaba que o aluno não aprende, saia com mais dúvidas. Mas hoje é obrigado ter um instrutor lá e sendo monitorado ainda”, explica. “No simulador realmente a gente corrige vários erros, que antes eram corrigidos nas ruas, expondo mais os alunos e instrutores”, completa.
Atitude Consultoria
A Atitude Consulto é uma empresa que fornece Cursos Especializados e atualizações destinados a condutores habilitados que pretendam conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de produtos perigosos, de emergência entre outros. Em formato 100% remoto. O contato para informações junto a unidade de ensino é (65) 9 9262-0962.