Em Cuiabá, quase 50 mil doses da vacina contra a Covid-19 estão paradas e ainda não foram aplicadas. São doses que já foram recebidas pelo Ministério da Saúde e distribuída pelo governo estadual, mas que ainda estão no estoque da Secretaria Municipal de Saúde da capital. Com doses paradas, a Justiça deu prazo de três dias para que a prefeitura providencie a abertura de, no mínimo, mais 10 locais de vacinação para o grupo prioritário de idosos.
Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informou, por meio de nota, que recebeu a notificação e encaminhou para a coordenação da campanha de vacinação Vontra a covid-19, que já está fazendo o levantamento necessário para apurar a situação. Além disso, irá analisar todo o banco de dados e, encaminhará manifestação ao TCE no prazo de 15 dias concedido pelo órgão de controle.
De acordo com os dados do Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 137,6 mil doses foram distribuídas para Cuiabá, até essa segunda-feira (19). Deste número, 82,6 mil receberam a primeira dose e 54,9 mil receberam a segunda dose.
No entanto, de acordo com os dados da Prefeitura de Cuiabá, apenas 88 mil doses foram aplicadas, o que corresponde a 64% das doses recebidas. Dessa forma, ainda há 49.361 doses do imunizante paradas no estoque municipal.
Esses lotes serão usados para primeira dose de trabalhadores da saúde e idosos acima de 65 anos. Uma parte também está reservada para os idosos de 75 a 79 anos, que receberão a segunda dose a partir desta terça-feira (20).
Para acelerar a velocidade da imunização, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) determinou que os novos 10 postos de vacinação deverão atender as regiões de bairros mais longínquos como o Jardim Industriário, Pedra 90, Pascoal Ramos, Residencial Coxipó, Parque Cuiabá, Coophema, Tijucal, CPA III, Três Barras, Doutor Fábio, Novo Paraíso e Coophamil.
Cuiabá tinha apenas um polo de vacinação, no Centro de Eventos do Pantanal, até a semana passada, quando foram criados três novos pontos, para descentralizar o atendimento.
Dessa forma, a vacina está sendo aplicada em quatro lugares na capital, atualmente:
- Centro de Eventos Pantanal, no Bairro Bela Vista
- Universidade Federal de Mato (UFMT), no Bairro Boa Esperança
- Sesi Papa, no Bairro Morada do Ouro
- Sesc Balneário, no bairro São João del Rei
Três meses de vacinação
A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso completou três meses nessa segunda-feira (19).
As doses são aplicadas seguindo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. No momento, a prioridade são os idosos.
A capital vacinou 66 mil pessoas com a 1ª dose. Desse grupo, 22 mil já tomaram a 1ª e 2ª dose.
Em Sinop, no norte do estado, mais de 11 mil pessoas entre idosos e trabalhadores da saúde receberam a primeira dose e 3 mil pessoas receberam a segunda dose.
Em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, somando os vacinados com a primeira e segunda dose, quase 30 mil pessoas já estão imunizadas.
Já em Tangará da Serra quase 8 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina e 3 mil receberam a segunda dose.
No entanto, o ritmo de imunização ainda está abaixo do esperado.
A secretária adjunta de Saúde do estado, Danielle Bertucini, diz que a distribuição das doses enviadas pelo ministério da saúde é feita em até 48, mas imunização depende da estrutura montada pelos municípios.
via G1 MT