sexta-feira,22 novembro, 2024

MINI 100% elétrico: modelo é alternativa para mobilidade de perfil urbano

A mobilidade urbana é um dos principais desafios enfrentados pelas cidades nos dias de hoje. Dentre as características gerais, além do aumento da população desse recorte urbano, o trânsito congestionado se tornou um problema frequente. Além disso, a poluição do ar é outro causador de problemas ambientais enfrentados pelas cidades. Nesse contexto, o Mini Cooper 100% elétrico surge como uma alternativa de mobilidade urbana para deslocamentos curtos. 

“Hoje o carro 100% elétrico é mais urbano. Ele vai ser hoje o segundo ou terceiro carro de opção geral. Não é para família ou pessoa que viaja muito.  Pode ser também o primeiro carro, dependendo da rotina da pessoa em área urbana, que não gosta de viagem. Onde rotina é academia, trabalho, escola, filho, mercado. Isso aí ele consegue perfeitamente com esse modelo”, explica Francisco Flúvio, gerente comercial da Galaxie Motors BMW e MINI da unidade de Cuiabá. 

Francisco Flúvio, gerente comercial da Galaxie Motors BMW e MINI da unidade de Cuiabá – Foto: José Augusto de Souza

“Normalmente os clientes estão comprando um Mini 100% elétrico para uso urbano, de autonomia até 220 km. Com um Mini hoje você vai para Chapada, recarrega e volta, mas depende de como o condutor dirigi o carro. É uma das marcas mais seguras hoje, está muito bem aceito. Temos test drive, é só está ligando, agendando. Durante a pandemia estávamos trabalhando com esse carro com fila de espera. Hoje a gente tem unidades para pronta entrega dependendo da cor que o cliente quer”. 

Com seu design compacto e ágil, o Mini Cooper 100% elétrico se enquadra no perfil de utilidade diária, pois possibilita facilidade para executar manobras em áreas urbanas apertadas e estacionamento em espaços pequenos. Além disso, ele é movido por um motor elétrico que oferece aceleração rápida e suave, com torque máximo instantâneo, sem levar em conta faixas de rotação, tornando a condução mais confortável e segura. 

Outra grande vantagem do Mini elétrico é ser uma opção de mobilidade limpa. Como não emite poluentes, contribui para a redução da poluição do ar nas cidades e, consequentemente, melhora a qualidade de vida das pessoas como um todo. Além disso, o baixo custo de manutenção do carro e a facilidade de carregamento que pode ser feito em tomadas convencionais domésticas são outros benefícios que atraem cada vez mais pessoas para essa opção de mobilidade. 

“Por ser um carro elétrico, ele diminui a emissão de gases desde a composição da bateria, que usa componentes muito tóxicos ainda. A gente tem em todo o país suporte técnico dentro das concessionárias Mini. Quando precisa trocar as baterias que é composta por módulos, às vezes só precisa trocar tal modulo, a gente recolhe esse módulo e manda para a montadora para ser feito o descarte de maneira responsável, a gente se preocupa com a questão do meio ambiente também. Esse procedimento é padrão, devolver”, destaca Fluvio. 

Com o aumento da conscientização sobre a importância da mobilidade sustentável, a demanda por carros elétricos deve crescer ainda mais nos próximos anos. O Mini surge como uma das alternativas mais interessantes nesse segmento, e tende a se consolidar como uma opção cada vez mais popular para deslocamentos urbanos de curta distância. Pois possibilita desfrutar de uma condução com características únicas disponíveis no mercado, contribuindo para a construção de cidades mais limpas. 

“Já existem estudos que falam que os carros elétricos é o mercado do futuro para as montadoras. Elas devem produzir carros com maior autonomia. A partir do momento que começar produzir carros com maior autonomia vai vender mais. Hoje Mato Grosso por ser um estado muito grande a distância entre as cidades às vezes atrapalha um pouco adquirir um carro assim. Mas nós temos hoje carro já com capacidade de distância boa. O Mini híbrido permite a pessoa estar utilizando o carro no dia a dia durante a semana não tendo gastado com gasolina e quando ele pega estrada usa o combustível”, finaliza Fluvio. 

A Galaxie Motors BMW e MINI atua em todo o estado de Mato Grosso desde 2010. Atualmente a concessionaria trabalha com cerca de 5 modelos da MINI entre elétricos e híbridos. 

Galaxie Motors BMW e MINI – Foto: Galaxie Motors
José Augusto de Souza
José Augusto de Souza
Formado em Jornalismo pela Universidade de Cuiabá (Unic); Design Gráfico pela escola de efeitos visuais Gracom Cuiabá; Redes de Computadores pelo IFMT; Analista planejador de comunicação; Assessor de imprensa; Editor de conteúdo visual estático; Especialista em elaboração e manipulação de documentação e estruturas em 2D; Desenhista; Ilustrador; Escritor;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados