O projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil – transformando o varejo pela inovação, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), selecionou 900 micro e pequenas empresas MPEs em todo o país que, a partir de maio, serão capacitadas em inovação. A lista das empresas selecionadas está disponível no site varejointeligentebrasil.com.br
A pré-seleção reuniu 3.300 pessoas, distribuídas entre MPEs e microempreendedores individuais. Dessas, 1.300 passaram para a segunda fase e, a partir dos critérios exigidos pelo projeto, 900 seguirão para a etapa de aceleração, na qual serão promovidos workshops, oficinas, consultorias individuais para as micro e pequenas empresas e conexão com startups.
Todo o processo de aceleração será customizado a partir dos desafios das empresas selecionadas. A quarta e última etapa, Foco 4, será um evento aberto ao público no modelo híbrido (presencial com transmissão on-line), onde serão entregues os resultados do projeto, reconhecimento das CDLs, das micro e pequenas empresas e das startups mais engajadas. A previsão é que este evento seja realizado em setembro.
De acordo com o presidente da CDL/BH e do conselho deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva,
“o Varejo Inteligente tem como proposta ajudar as MPEs a lidar com os desafios do negócio e atuar diretamente na transformação das pessoas que estão à frente da gestão, tornando-as capazes de praticar inovação de forma simples, promovendo resultados reais e, consequentemente, habilitando-as como embaixadoras de inovação no setor de comércio e serviços”.
Trilhas de conteúdo
Durante quase dois meses, os participantes das primeiras etapas do projeto tiveram acesso a Trilhas de Conteúdo para capacitação em temas como marketing digital, gestão administrativa, financeira e fundamentos de marketing com especialistas de mercado. Ao todo, 1.600 participantes,de diversas cidades do país, tiveram acesso a 208 horas de conteúdo em 26 trilhas e 104 eventos on-line.
O empreendedor Williams Fontineles, proprietário de uma loja de materiais de construção em uma comunidade indígena, em Boa Vista (RR), foi um dos participantes da trilha. Segundo ele, seu estabelecimento é o primeiro comércio da comunidade Vista Alegre, que é composta por 777 pessoas. “O Varejo Inteligente Conecta Brasil me trouxe ideias de modernização da loja como wi-fi, o uso de um contato direcionado para os clientes onde promovo anúncios e promoções para a comunidade. Tudo isso tem transformado meu negócio”, afirma.
De Minas para o Brasil
O Varejo Inteligente Conecta Brasil é a nacionalização do projeto Varejo Inteligente, criado em 2016 pela CDL/BH e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), que tem como proposta apoiar as empresas da capital mineira e Região Metropolitana no caminho rumo à inovação. A edição mineira do programa já realizou sete edições e impactou 126 empresas, 125 startups e, por meio do transbordo, impactou mais de 2.200 pessoas.
“Nacionalizar o programa, depois de muito aprendizado e validação, é uma forma de oportunizar para as MPEs e MEIs de todo o Brasil a possibilidade de desmistificar a inovação, entender que não se trata só de tecnologia e que é possível aprender metodologias e ferramentas passíveis de aplicação em seus negócios de maneira recorrente. Assim, é possível melhorar resultados, mudar a mentalidade e, de fato, implementar uma cultura de inovação independentemente do tamanho de sua empresa” afirma o gerente de inovação e tecnologia da CDL/BH, Marcelo Costa.
Fonte: ANS