O Gmail é o mais novo serviço a adotar o uso do famoso selo azul de verificação. O gerenciador de e-mails do Google passa a exibir a marca ao lado do nome, como já ocorre em redes sociais, mas sem cobrar nada do usuário.
O objetivo é tornar mais explícito quais perfis são efetivamente verdadeiros daqueles que apenas fingem ser. A companhia compartilhou um print de tela no qual mostra como as mensagens enviadas por remetentes legítimos devem aparecer para as pessoas.
O ícone é um círculo azul com uma marca de seleção (check) branca no centro, muito parecida com as usadas no Twitter e no Instagram. O usuário pode passar o mouse por cima para obter mais informações sobre a propriedade do domínio e do logotipo na imagem do perfil.
Desta forma, se você receber um e-mail atribuído ao Google, mas sem o selo azul e a letra G colorida, poderá desconfiar de imediato. Outras empresas também poderão usar o recurso para se relacionar com seus clientes com mais confiabilidade.
Sistema de verificação de remetentes não é novo
O Gmail já tinha adotado o sistema de verificação de marcas em 2021, mas a proposta era mais simples. O padrão Brand Indicators for Message Identification (BIMI) exibe a logo de empresas no espaço do avatar, ao lado do nome e endereço do remetente.
Além da logo ao lado do nome, era possível também checar a autenticidade do remetente a partir de um modelo similar à certificação digital. Somente as contas verificadas apresentavam o certificado emitido pela Entrust ou pela DigiCert para o domínio proprietário.
Esse recurso seria para dar mais confiabilidade para as mensagens, assim os envolvidos sabiam se tratar de alguém da instituição. Só que o sistema puro parece não ter sido suficiente ou pode ter confundido muita gente, tanto que foi preciso adicionar uma marca mais visual.
Selo azul do Gmail é medida de segurança útil
O blue check do Gmail deve ajudar usuários e sistemas de segurança de e-mails a atuar de maneira mais correta no combate ao spam. O Google não disse se e-mails verificados terão tratamento diferenciado pelo filtro do Gmail, mas dá para presumir que sim.
O lançamento ocorrerá a partir desta quinta-feira (4) e deve se estender para todos nos próximos dias ou semanas. Por enquanto, apenas a versão web deve ser contemplada, mas não deve levar muito tempo para usuários nos celulares também visualizarem a novidade.
Todos os clientes do Google Workspace, clientes legados do G Suite Basic e Business, bem como os usuários com contas pessoais do Gmail devem ser beneficiados. Já as empresas interessadas em adotar o BIMI devem seguir o passo a passo disponibilizado pelo Google na página de suporte.
Em março, o Gmail anunciou a chegada da inteligência artificial na construção de e-mails. O objetivo é ajudar o usuário a fazer tarefas banais e recorrentes, mas com o poder de tecnologia de IA generativa, ou ajustar o tom de mensagens.
Por: Alveni Lisboa