A popularização dos veículos elétricos já é uma realidade em diversos países afora. No Brasil, a tendência ainda está caminhando a passos lentos, mas de acordo com as expectativas de pesquisadores da área, ela só tende a crescer. Os carros elétricos estão se popularizando por várias razões, mas a principal delas é a sustentabilidade.
Os carros elétricos são considerados mais ecológicos em comparação com os veículos movidos a combustíveis fósseis, pois não emitem gases de escape que contribuem para o aquecimento global e a poluição do ar. Com a crescente preocupação com as mudanças climáticas e a busca por soluções mais limpas, os carros elétricos se tornaram uma opção atraente. Outro ponto importante a ser observado são os avanços na tecnologia de baterias. As baterias estão se tornando mais eficientes, oferecendo maior autonomia de condução e tempos de carregamento mais rápidos. Com essas melhorias, os carros elétricos estão se tornando mais práticos e convenientes para uso diário.
Embora os veículos tecnológicos estejam se tornando mais conhecidos, ainda existem inúmeras dúvidas a respeito. Afinal, é importante lembrar que esses são produtos novos no mercado, do qual o consumidor ainda não está totalmente familiarizado.
A Ohmega UFMT é um grupo de pesquisa e extensão pertencente ao curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O projeto possui o objetivo de promover a mobilidade elétrica e difundir informações seguras.
O graduando e atual presidente da Ohmega, Juliano Fachim, conta que nesse momento a equipe está com 25 integrantes. O grupo está sempre buscando por novos integrantes e todos os estudantes do curso são bem-vindos para tentar participar, independente do semestre, afirma Juliano.
A Ohmega surgiu a partir do interesse de Juliano e um de seus colegas de turma. Os estudantes conheceram a equipe de um projeto que estava sendo feito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na época, essa equipe estava construindo um protótipo de veículo elétrico de alta performance. Ambos tiveram a oportunidade de participar desse projeto e se apaixonaram pela área da mobilidade.
“Quando retornamos para a rotina da faculdade sentimos falta de algo assim no nosso curso. Conversamos com a então coordenadora de Engenharia Elétrica e agora nossa orientadora do projeto, Camila dos Anjos Fantin, para tentar colocar em prática. Ela gostou muito da ideia. Agora em maio a Ohmega completa 1 ano de existência”, relembra.
Uma das práticas já realizadas pela equipe Ohmega foi a realização de palestras sobre introdução a veículos elétricos na Escola Estadual André Avelino Ribeiro. “Apresentamos para as turmas do 3° ano de todos os períodos. Nós atuamos em várias áreas, não somente na parte técnica, mas queremos também divulgar a ideia da mobilidade elétrica. Pretendemos que o projeto continue para sempre. O material da palestra, por exemplo, nós já temos pronto. Por que não replicá-lo em outros lugares? Optamos em expor em escolas públicas devido a questão do acesso à informação, acreditamos que seja mais difícil chegar até esses lugares”, conclui.
Além disso, o grupo utiliza redes sociais para divulgar curiosidades envolvendo engenharia e mobilidade. Para obter mais informações, procure por @ohmegaufmt no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Texto: Victória Oliveira.