sexta-feira,22 novembro, 2024

Maio Amarelo: Detran-MT intensifica movimentos e planeja ações educativas e de fiscalização para campanha 2023

O Movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades para discutir a questão. Comemora 10 anos em 2023, novamente a CNT Sest Senat em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária está patrocinando a campanha. Já o Governo Federal, por intermédio dos Ministérios do Transportes e das Cidades, estará apoiando a campanha que traz como tema central: “No trânsito, escolha a vida”, definido na Resolução 980/2022.

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), em conjunto com outros órgãos de regulação do trânsito local, entidades e empresas parceiras vai fazer uma sensibilização e várias ações durante todo o mês de maio com foco na segurança e práticas educacionais.

Segundo Adriana Carnevale, diretora de conformidade legal e educação para o trânsito do Detran, para um trânsito mais seguro, trabalhar em conjunto e conscientizar as pessoas e a sociedade de maneira geral de que elas precisam ter mais responsabilidade se faz necessário. Bem como respeitar as leis estabelecidas no Código Brasileiro (CTB).

“O problema na verdade é mundial, e tem que ser discutido. Hoje ainda existem muitas mortes e lesões no trânsito, além de mortes. Tem pessoas lesionadas que ficam às vezes sem poder trabalhar pelo resto da vida, dependente de outras pessoas para poderem cuidar delas. Então é um problema seríssimo e na maioria das vezes as estatísticas nos dizem que são pessoas da idade produtiva, jovens, que ainda que tão trabalhando”, relata Adriana.

O movimento maio amarelo a cada ano, traz um tema para reflexão durante o mês. Dentro desses 10 anos, várias mensagens foram propagadas, mas a campanha busca frisar “que a solução para esse grande problema social, está em cada um de nós, condutores, pedestres, e atores envolvidos no transito”.

A diretora de conformidade também destaca as alternativas para esses atores envolvidos no trânsito buscarem informações e conhecimento por meio das coordenadorias de foco em ações educativas do Detran-MT e outros órgãos de trânsito, tal como a Secretaria Nacional de Trânsito – que oferecem cursos, treinamentos, mentorias, materiais e parcerias com entidades de iniciativa privadas.

“Com esses atores capacitados o conhecimento será repassado de forma correta. Então é uma coisa que a gente está bastante insistente em falar sobre o que é prejudicial ao trânsito e o que pode ser melhor”. “Nós temos mentoria com qualquer empresa que solicitar alguma palestra relacionada a educação para o trânsito, nas escolas públicas, particulares, universidades. Então a gente vai, leva o material específico para cada ação e fazemos a campanha”, explica.

Além do maio amarelo, outras operações, campanhas e fiscalizações são previstas no plano de trabalho anual do Detran para serem executadas, dentre elas: volta às aulas; carnaval; semana nacional de trânsito e campanha para as vítimas que perderam suas vidas em acidentes. A mais corriqueira, denominada fiscalizações ordinárias – que enquadra as operações da Lei Seca. Onde o Detran atua em ação conjunta com Batalhão de Trânsito da PM (BPMTran), Corpo de Bombeiros (CBM), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) – realizando abordagens para monitorar eventuais infrações dos condutores.

“Elas são muito importantes porque alerta e orienta. Muita gente acha que a blitz existe só para angariar multa, arrecadação e dinheiro. Mas é para educar. É preciso fazer a fiscalização para que seja cumprida a lei, porque as pessoas às vezes não são responsáveis para viver em comunidade”.

Em 2023, entre 1º de janeiro e 31 de março, por meio das fiscalizações ordinárias do Detran-MT, 673 veículos foram abordados, deste número, 195 veículos foram removidos, sendo 84 carros e 111 motos.

Neste mesmo período, 854 Autos de Infração de Trânsito (AITs) foram lavrados. Deste número, as mais comuns foram: conduzir veículos não licenciados e sem CNH, totalizando mais de 57%; outros 16% utilizando sapatos inadequados e 13% conduzindo sem cinto de segurança.

A cerimônia de abertura oficial da campanha Maio Amarelo do Detran-MT, onde foram apresentadas as ações com foco no tema da campanha, ocorreu no dia 02 de maio – na Assembleia Legislativa de Mato Grosso – os materiais gráficos educativos voltados para a campanha podem ser acessados de forma gratuita, no site oficial da campanha.

Reprodução
José Augusto de Souza
José Augusto de Souza
Formado em Jornalismo pela Universidade de Cuiabá (Unic); Design Gráfico pela escola de efeitos visuais Gracom Cuiabá; Redes de Computadores pelo IFMT; Analista planejador de comunicação; Assessor de imprensa; Editor de conteúdo visual estático; Especialista em elaboração e manipulação de documentação e estruturas em 2D; Desenhista; Ilustrador; Escritor;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados