Lançamento nesta terça-feira (18) de um pólo nacional de inovação em Uberaba marca o início da entrada em operação do Centro de Inovação Tecnológica, que já pode começar a receber startups focadas em desenvolver soluções para atender às demandas do setor do agronegócio.
Segundo o gerente do Parque Tecnológico de Uberaba, Paulo Fernando Rocha Ventura, o pólo de inovação inicia as atividades no local com cinco parceiros já instalados, o que propiciará o ambiente adequado para conectar empreendedores com empresas que estão em busca de novas tecnologias.
Quanto às empresas e startups interessadas em se instalar no prédio e cadastradas no procedimento de manifestação de interesse realizado no fim do governo passado, Ventura afirmou que todas serão contatadas a partir desta semana para conhecer a nova proposta de ocupação do Centro de Inovação.
No entanto, o gerente do Parque Tecnológico salientou que empresas e startups que não se apresentaram na época também podem participar do projeto. Segundo ele, não haverá a abertura de um novo chamamento e os interessados poderão buscar informações diretamente no Centro de Inovação.
Quanto aos valores para se instalar no prédio, o representante do Parque Tecnológico explicou que dependerá de cada projeto, mas a tabela começa em R$ 550/mês para ser acessível inclusive aos pequenos empreendedores. Os recursos serão recolhidos pela iniciativa privada, que arcará com a manutenção do espaço. Não haverá despesas para a Prefeitura.
O pólo de inovação criado dentro do Centro de Inovação será focado no agronegócio e foi viabilizado a partir de contrato firmado no fim do ano passado entre a Prefeitura, a Ubyfol e o AgTech Garage — braço de inovação para o agronegócio da PwC Brasil.
O hub instalado em Uberaba atuará em toda a cadeia agrícola, do campo à mesa do consumidor, proporcionando conexão entre empresas, startups, universidades, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e todo o ecossistema de inovação. Da parceria, nascerão soluções que poderão ser utilizadas no Brasil e em diversos países.
De acordo com o CEO da Ubyfol, Fabrício Simões, está previsto um investimento em torno de R$ 3 milhões para aprimorar a infraestrutura do Centro de Inovação. Os recursos devem ser aplicados para compra de equipamentos e mobiliário para o prédio
Já o CEO da Agtech Garage, José Augusto Tomé, adiantou que a perspectiva é que no prazo de cinco anos seja possível ter 30 grandes empresas participando no hub de inovação do agronegócio em Uberaba.
Por: Gisele Barcelos