A bicicleta com rodas quadradas pode parecer apenas um conceito surrealista. No entanto, no último dia 9, um canal científico do YouTube chamado The Q provou que isso é perfeitamente possível, graças ao que chamamos de força de tração. Em uma semana, o vídeo já atingiu mais de 5 milhões de visualizações.
Conforme os próprios engenheiros trazem à tona no vídeo, essas “rodas quadradas” funcionam de forma semelhante a uma esteira ou um tanque de guerra. Mas eles mesmos ressaltam que o movimento da bicicleta é limitado e mais lento, uma vez que só a parte emborrachada se move.
As rodas quadradas em si não rolam, mas os pneus de borracha foram cortados e combinados com quatro conjuntos de correntes de bicicleta para criar um piso contínuo que rola do lado de fora de cada roda.
É como um tanque movido a pedal, com a borda inferior de cada roda deslizando silenciosamente ao longo da calçada enquanto ela é montada.
Força de tração
A ciência nos diz que todos os objetos físicos que estão em contato exercem forças uns sobre os outros, e apresenta nomes para essas forças de contato, com base nos tipos dos objetos em contato. Se um dos objetos exercendo a força for uma corda, uma corrente, ou um cabo, o nome dado a isso é a força de tração.
A tração é uma força que puxa. Chamamos de força de tração no caso em que o objeto é uma corda ou um cabo. A direção da força de tração sempre será ao longo da corda, ou seja, paralela a mesma. A corda tem a única função de “puxar”, e nunca “empurrar”.
Fonte: The Q, Gizmodo, Khan Academy