O fotógrafo alemão Boris Eldagsen provocou uma polêmica ao vencer um prêmio de fotografia com uma imagem gerada por inteligência artificial. Ao ser anunciado o ganhador do concurso, Eldagsen revelou que o trabalho era uma cocriação com IA e recusou os benefícios do prêmio.
O fotógrafo foi premiado no World Photography Organization’s Sony World Photography Awards na categoria Criativo com o trabalho intitulado “The Electrician” (O Eletricista). A imagem apresenta duas mulheres em um retrato que simula uma fotografia antiga.
Debate sobre imagens geradas por IA
Nos últimos meses, programas de IA que criam imagens a partir de comandos de texto têm chamado a atenção pela capacidade de produzir resultados complexos, de todos os estilos e com muita rapidez. Entre essas ferramentas estão nomes como DALL-E 2 e Midjourney.
Eldagsen declara que o trabalho inscrito foi uma cocriação com inteligência artificial, pois entende sua função no processo como a de um diretor que dava as instruções para a IA editar e aperfeiçoar o material até chegar ao resultado desejado.
“Eu me inscrevi de maneira ousada para descobrir se as competições estão preparadas para a entrada de imagens de IA. Elas não estão. Nós, do mundo da fotografia, precisamos de uma discussão aberta. Uma discussão sobre o que queremos considerar fotografia e o que não. Será o guarda-chuva da fotografia grande o suficiente para convidar imagens de IA a entrar — ou isso seria um erro? Com minha recusa ao prêmio, espero acelerar esse debate”, disse o fotógrafo.
Em resposta, a World Photography Organization informou que “dadas as ações de Eldagsen e a subsequente declaração sobre a tentativa deliberada de nos enganar e, portanto, invalidando as garantias que ele mesmo forneceu, não sentimos mais que somos capazes de nos engajar em um diálogo significativo e construtivo com ele”.
Caso tivesse aceitado o prêmio, Boris Eldagsen teria recebido US$ 5 mil em dinheiro mais equipamentos fotográficos, além de livro e exposição com seu trabalho.
“Quantos de vocês sabiam ou suspeitavam que era uma imagem gerada por IA? Algo a respeito disso não parece certo, não é?”, provocou Boris. De fato, há poucos recursos para saber se uma foto foi criada por inteligência artificial enquanto a tecnologia melhora a cada dia.
Fonte: PetaPixel
Por: Guilherme Haas