sábado,23 novembro, 2024

Prefeito Pedro Almeida recebe prêmio de inovação por ações ligadas à Educação

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, recebeu, na tarde desta quinta-feira (13), o prêmio de inovação concedido pela Rede Cidade Digital, durante o 3° Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, em Bento Gonçalves. O reconhecimento diz respeito a iniciativas de modernização adotadas pela Prefeitura, como os Laboratórios Maker de Aprendizagem que estão sendo implementados na rede municipal de Educação.

Ao receber a prêmio, o prefeito Pedro destacou que a inovação esteve em foco desde o início da gestão. Ele ressaltou que, na Educação, os projetos dão oportunidades para os alunos se apropriarem das novas tecnologias e desenvolverem competências fundamentais no mundo atual.

“A inovação está dentro do nosso planejamento estratégico e tem sido trabalhada em todas as áreas do governo. Os projetos da Educação vêm se destacando neste sentido e servindo de referência para muitos municípios do estado e do país”, afirmou.

Ele acrescentou, ainda, que, em outras áreas, a gestão busca criar um ambiente favorável à inovação e, com isso, gerar novos negócios, modernizar a administração e oferecer serviços mais eficientes para a população.

Para a seleção do prêmio, a RCD fez um levantamento dos prefeitos que mais se destacam pelo investimento em tecnologia no Estado, com base nas publicações das próprias prefeituras. O objetivo é valorizar gestões inovadoras, que buscam técnicas ou ferramentas que ainda não eram utilizadas e que geram resultados positivos para o setor público e para vida dos cidadãos.

Laboratórios Maker de Aprendizagem

Instalado a partir de uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Atua Sistemas, o primeiro Laboratório Maker de Aprendizagem da rede municipal fica na EMEF Daniel Dipp, no Bairro Hípica, e promove um espaço interdisciplinar de prototipação, utilizando tecnologias que conectam a prática docente e curricular à resolução de problemas por meio da criatividade e da inovação. São disponibilizadas aos alunos tecnologias como impressora 3D, cortadora a laser e kits de robótica. Este é o primeiro dos mais de 30 espaços que deverão ser inaugurados na Rede Municipal de Ensino até o fim deste ano.

O secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explica que o conceito de aprendizagem criativa foi elaborado por um dos maiores institutos de pesquisa e tecnologia do mundo e preconiza que os processos de aprendizagem devem ser ancorados em Projetos, Parcerias, Paixão e Pensar Brincando. “A Rede Municipal de Ensino tem trabalhado no sentido de potencializar experiências interdisciplinares que envolvam a resolução de problemas a partir da potência do pensamento científico e do uso criativo de tecnologias”, considerou, enfatizando que esse processo passa por projetos pedagógicos, investimentos e a qualificação da infraestrutura das instituições.

O laboratório faz parte de um plano de modernização dos ambientes escolares, chamado de Educatec. No ano passado, as escolas da rede municipal foram equipadas com notebooks 2.500 notebooks e 700 tablets. Além disso, todas as salas de aula, que somam 550, receberam smartTVs de 50 polegadas. Este corresponde ao maior investimento realizado pela Prefeitura na área, promovendo condições de trabalho aos professores e o acesso das crianças à tecnologia. A ação deu suporte a projetos como a Avaliação Diagnóstica e a Cyberliga, programa online de recuperação de aprendizagem.

Em 2022, o Município colocou em movimento iniciativas pedagógicas com vistas à criação de condições favoráveis para que os recursos tecnológicos fossem melhor apropriados, conforme explica Adriano. “É importante lembrar que 100% dos nossos alunos têm o componente curricular de Cultura Digital. Já os anos finais realizam o Pensamento Científico, onde criam soluções para problemas reais. Adicionalmente, realizamos no final do ano passado o primeiro Festival de Inovação, Ciência e Tecnologia, onde as 72 escolas apresentam 3 projetos envolvendo inovação”, observou o secretário Adriano.

Buscando potencializar estas frentes relacionadas à inovação na educação, em 2023, a Prefeitura trabalha na instalação de mais Laboratórios Maker de Aprendizagem. “Serão 34 nas Escolas de Educação Infantil, 1 na Escola das Profissões e 1 Fab Lab para o Eixo 1 da Escola das profissões. Esta ação conta também com material didático e formação de professores, além de técnicos dedicados a cada espaço”, afirmou o secretário.

Serviços digitais

Em um processo de modernização da estrutura administrativa, a Prefeitura ultrapassou o número de 210 serviços disponibilizados à população pela internet, por meio do site www.pmpf.rs.gov.br. Ou seja, 83% dos processos podem ser abertos digitalmente. Muitos deles ainda de forma ainda mais rápida com o aplicativo Cidadão Online Passo Fundo, implementado para facilitar o encaminhamento das demandas da população às secretarias municipais.

A partir desta ferramenta, é possível solicitar, por exemplo, troca de lâmpadas, reparos nas ruas e na tubulação, limpeza de espaços públicos e o recolhimento de resíduos como móveis e eletrodomésticos. Além disso, o recurso possibilita a consulta e aquisição da guia para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS).

O prefeito Pedro lembra o amplo trabalho que está sendo desenvolvido na inovação da administração pública. “Tínhamos como meta de governo digitalizar 20% dos processos administrativos e implementar 50 serviços digitais e fomos muito além destes números, trazendo muitas vantagens para a população. Hoje, a comunidade consegue acessar mais de 200 serviços sem sair de casa, por meio do site da Prefeitura e do Aplicativo Cidadão Online Passo Fundo, tendo mais comodidade, agilidade e otimização do tempo, além de menos burocracia”, afirmou.

Secretaria de Inovação

Dentro de um amplo trabalho para estimular a modernização, Passo Fundo terá a Secretaria de Inovação. A organização da pasta foi pensada pelo governo Pedro Almeida como uma resposta aos novos modelos de negócios baseados em tecnologia e na cooperação interinstitucional e teve aprovação da Câmara de Vereadores nesta semana. Incentivar o empreendedorismo inovador, criar um ambiente favorável à inovação no município e favorecer a construção de um modelo de desenvolvimento econômico baseado no conhecimento serão alguns dos desafios a serem enfrentados.

Para o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, esta secretaria será importante para que a Prefeitura possa contribuir efetivamente na governança do ecossistema municipal, trabalhando ao lado dos atores que atuam no segmento da Inovação e também promover ações que gerem benefícios para a comunidade, qualificando os serviços prestados. “A partir desta interação com o ecossistema nós teremos condições de entender a dinâmica da cidade, as demandas e as necessidades da população, gerando respostas mais eficientes”, acredita ele.

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados