As iniciativas inovadoras que têm alavancado a economia do Rio Grande do Sul e de municípios gaúchos foram destaque na tarde desta quarta-feira (12), durante o painel “Experiências na Inovação – Cases de Sucesso no Estado e nas Cidades”, na Gramado Summit. A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp, representou o governo gaúcho no debate – que também contou com a participação dos prefeitos de Gramado e Santo Antônio da Patrulha, Nestor Tissot e Rodrigo Massulo, respectivamente, e do secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Gramado, Ike Koetz.
Simone apresentou um panorama para contextualizar como o RS chegou ao posto que ocupa hoje – o de estado mais inovador do Brasil, por dois anos consecutivos, segundo ranking de competitividade do Centro de Liderança Pública. A secretária destacou o papel fundamental que as universidades gaúchas sempre tiveram nesse cenário, permitindo a formação e a disseminação de conhecimento. “Este sempre foi um diferencial do nosso Estado. A qualidade das nossas universidades nos propiciou transbordar conhecimento e despontar na área da inovação”, afirmou.
Somando-se à academia, Simone pontuou a característica associativista do RS, determinante para a criação de um ambiente de troca coletiva, que foi coroado, no fim dos anos 2000, com a disseminação de incubadoras e parques tecnológicos para áreas urbanas. “A partir daí, os governos se deram conta de que precisavam garantir um ambiente legal para aflorar o ecossistema de inovação”, disse.
Com esse princípio, nasceu o Inova RS, programa que é o carro-chefe da Sict e que busca fomentar iniciativas inovadoras em todo o território gaúcho. “Criamos uma metodologia para pensar as diferentes regiões, para que cada uma pudesse trabalhar de acordo com suas características próprias. E o que nos move para o futuro é exatamente essa união de diferentes olhares”, explicou Simone.
Gramado e Santo Antônio da Patrulha
O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, contou como vem transformando a cidade – uma das quatro mais antigas do Estado e com uma característica bastante conservadora. “Quando assumi, nem a assinatura do prefeito era digital. Decidi que a inovação deveria fazer parte da estratégia de desenvolvimento do município. Avançamos muito só com parcerias, sem injetar recursos públicos”, contou. Assim, a gestão municipal uniu forças com sociedade civil, universidades e iniciativa privada para mudar a realidade. Massulo apresentou exemplos: hoje, a cidade tem um parque tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), uma diretoria e um conselho municipal de inovação, e todas as escolas contam com internet e aulas de robótica.
Já a experiência da cidade anfitriã do evento, Gramado, foi explicitada pelo prefeito, Nestor Tissot, e pelo secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Ike Koetz. Ambos falaram da vocação turística da região, que é fundamental para desenvolver a economia e promover o empreendedorismo. “É preciso ter muita força de vontade, muita determinação, para cumprir nossa função, que é de facilitar os caminhos para empreender”, afirmou Tissot. Koetz complementou: “A parceria com a iniciativa privada é fundamental para que tenhamos avanços. Hoje, através da inovação, estamos podendo transformar as nossas comunidades”.
Parceria inédita
Este ano, em parceria inédita, o governo gaúcho é correalizador da Gramado Summit. O Estado investiu R$ 500 mil e dispõe de um espaço de 100 metros quadrados, onde o público pode conhecer e interagir com diferentes iniciativas inovadoras do setor público do RS. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) está à frente do trabalho, que também tem ações das secretarias de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), da Educação (Seduc) e do Turismo (Setur).
Gramado Summit
A Gramado Summit é um evento de inovação realizado no Serra Park, em Gramado, entre os dias 12 e 14 de abril. Mais de 200 palestrantes vão discutir o ecossistema de inovação global. As trilhas de conteúdo envolvem temas como vendas, gestão e estratégia, finanças, saúde no trabalho, ecossistema de startups e comunicação e marketing.
Fonte: Inova