As redes sociais da Casas Bahia registraram um crescimento de 65% no engajamento total em 2022, na comparação com 2020. A saúde geral da varejista nas redes sociais também saltou de 56% em 2020 para 80% em 2022. Parte desse bom resultado se deve à aproximação da marca com um público bem específico e que tem aumentado no Brasil: o gamer.
O mascote da rede varejista, chamado de CB, é o responsável pelas interações da marca nas redes sociais e, no ano passado, se tornou o primeiro streamer virtual no metaverso. Apenas no Instagram da rede, que tem o perfil comandado pelo personagem virtual, são 3,5 milhões de fãs e hoje a conta está no quarto lugar no ranking dos influencers digitais mais seguidos do mundo, de acordo com dados do site Virtual Humans.
Uma pesquisa da Comscore que apresenta informações sobre engajamento dos avatares digitais no período de agosto de 2022 até fevereiro de 2023 mostra que o mascote é o influenciador digital com maior número de engajamento do mercado gamer, com mais de 3 milhões de ativações e 8 milhões em audiência. Com uma linguagem jovem e irreverente, ele dialoga sobre diversos temas que vão de sustentabilidade a tendências pop e relacionadas ao universo gamer.
“O CB consegue entrar facilmente nesse universo. Não é forçado; ele é ‘um deles’. Colocá-lo para streamer ao lado do Nobru e de outros gamers foi um passo natural e deu muito certo. Fomos os primeiros a promover uma live com um personagem no metaverso no Facebook Gaming, no TikTok e a fazer uma live shopping no YouTube Brasil focada totalmente em games”, destaca Flavia Laginha, gerente-executiva de Marketing da Via, detentora da Casas Bahia. Ela destaca que a estratégia permitiu que a rede se aproximasse da Geração Z, um público com o qual até então a empresa tinha pouca ligação.
Dados do ano passado da Pesquisa Game Brasil (PGB) mostram que cerca de três em cada quatro brasileiros jogam jogos eletrônicos. O público gamer, segundo a pesquisa, aumentou 2,5% em 2022 em relação ao ano anterior, atingindo a marca de 74,5% da população.
Parceria com Nobru
Em 2021, a Casas Bahia anunciou o streamer Nobru como head criativo de Games. De lá para cá, a rede varejista vem promovendo diversas ações para conectar a marca a esse universo.
O mascote digital CB chegou a receber o Gorila, streamer do Fluxo, para jogar em um formato até então inédito de live no metaverso por meio do TikTok. Em setembro de 2022, os influenciadores jogaram uma partida de Free Fire enquanto conversavam sobre o cenário gamer e estratégias nos jogos online.
No ano passado, o CB também foi uma das estrelas do projeto “Ninext pelo Mapa”, criado pelo influenciador Nino Pavolini. Com a parceria, o digital influencer da Casas Bahia passou a integrar o projeto ao lado de Nino em partidas de Call of Duty com grandes nomes do futebol, incluindo o jogador Vinicius Jr.
Poucos dias depois, aconteceu a Final da LBFF, a Liga Brasileira de Free Fire. O torneio, que reuniu os principais times do Brasil, contou com a participação especial do CB, que interagiu com o público e comentou as partidas, anunciando ofertas exclusivas para os gamers que acompanhavam a transmissão.
A rede também promove eventos focados no universo gamer. A primeira edição do Festival Gamer foi realizada em fevereiro de 2022 na unidade Casas Bahia Marginal Tietê, loja-conceito localizada na zona norte de São Paulo.
A consagração desta unidade da Casas Bahia como point gamer aconteceu em novembro de 2022, quando a loja foi palco do lançamento do jogo “God Of War: Ragnarök” no Brasil. Em uma noite, mais de 1,5 mil fãs do universo gamer compareceram à loja para garantir o produto em primeira mão, além de ganhar brindes exclusivos de marcas parceiras e interagir com os dubladores do jogo que estavam no local.
No outro final de semana, a Casas Bahia Marginal Tietê voltou a fazer o Festival Gamer, reunindo mais de 3,5 mil pessoas e contando com a presença de influenciadores como Evelynn, Giovani Japex e Tawna.
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Imagem: Divulgação
Por: Mercado e Consumo