O FBI está alertando a população sobre os riscos de recarregar aparelhos em estações públicas gratuitas. O departamento informa que criminosos conseguiram sabotar as estações, transmitindo malwares e softwares aos dispositivos, permitindo que os hackers tenham acesso aos dados armazenados.
A conta oficial do FBI em Denver publicou no Twitter: “Evite usar estações de recarga gratuitas em aeroportos, hotéis ou shopping centers. Os malfeitores descobriram maneiras de usar portas USB públicas para introduzir malware e software de monitoramento nos dispositivos. Leve seu próprio carregador e cabo USB e use tomada elétrica.”
- Segundo o escritório de campo do FBI em Denver, esse informativo foi disparado como um aviso, e não há nenhum caso específico que motivasse a publicação;
- Essa prática criminosa é conhecida como “juice jacking” e já há registros anteriores dessa ação;
- A FCC (Comissão Federal de Comunicações) também já vem alertando sobre o juice jacking desde 2011.
“Dispositivos de consumo com cabos USB comprometidos podem ser sequestrados por meio de software que pode desviar nomes de usuário e senhas”, apontou a FCC anteriormente.
O FBI alerta que a melhor forma de prevenir que seus dispositivos sejam infectados é manter sempre o carregamento por meio de seus cabos USB e plugues próprios, evitando contato com fontes de acesso público. Muito além de smartphones, essa técnica também pode invadir tablets e notebooks.
Fonte: Olhar Digital