O fundo de investimento multi-corporativo Kamay Ventures, criado em 2019 na Argentina, anunciou seu décimo investimento na Webee, empresa desse país, e que se estabeleceu no Vale do Silício em 2015. A Webee utiliza tecnologia considerada disruptiva e de fácil acesso para resolver dores de cabeça nas cadeias produtivas agroindustriais e agrícolas.

Criada em Córdoba em 2013, a empresa desenha um software que simplifica os processos agroindustriais, otimiza os tempos de trabalho e reduz os custos de forma sustentável. Sua plataforma intuitiva de monitoramento remoto usa a IoT (Internet das Coisas) e a IA (Inteligência Artificial) para desenvolver um “quadro digital” personalizável que permite aos usuários configurar o processamento de dados e fluxos de trabalho, sem escrever uma linha de código.

“Sabemos que a tecnologia é uma grande aliada para desenvolver sistemas eficientes, mas é importante lembrar que aplicá-la em nossas indústrias não deve ser um grande desafio. Empresas como a Webee democratizam o acesso aos dados e mostram que a aceleração digital é uma aposta acessível”, explica Gabriela Ruggeri, sócia diretora da Kamay Ventures.

Com sua rede de monitoramento remoto, a Webee aplica um sistema de inteligência 360° que monitora as linhas e máquinas envolvidas e assim identifica ineficiências para recompor a cadeia de operações o quanto antes e evitar o uso ineficiente de água e energia.

Por Forbes