sexta-feira,22 novembro, 2024

Louvada desbrava novas fronteiras e transmite essência cuiabana

Se cada região do Brasil tem características cultura própria, com a cerveja o cenário não é diferente. Rótulos, gosto e essência que nasceram ou foram adotados por cidades e Estados se tornam ícones e parte da identificação local com a bebida. É a história Louvada, que traz em sua composição referências cuiabanas sutis – que faz sucesso e desbrava caminhos de premiações, reconhecimento e muito sabor que move o espírito da cervejaria artesanal.

“Nós desenvolvemos estilos de cerveja pensando na onde a gente mora, no calor cuiabano, nos 40 graus de Cuiabá. Na cultura cuiabana, o hábito é de tomar cerveja na calçada, bar ou na própria casa, no churrasco no final de semana. O calor cuiabano ajudou a gente a desenvolver cervejas com um ótimo equilíbrio”, descreve o sócio e diretor geral da Louvada, Gregório Ballarotti.

Foto: Assessoria Louvada – Gregório Ballarotti (sócio e diretor geral da Louvada)

“As Louvadas não são muito pesadas. É diferente de algumas do estilo do sul do país, que são mais pesadas. Então o calor cuiabano é o que ajudou a moldar os estilos da cerveja que a gente tem aqui. Isso é muito importante, porque tá virando uma tendência no Brasil, a gente aqui dentro de Mato Grosso tá levando coisas para o resto do Brasil. Isso acho muito interessante”, completa.

Para a Louvada, ofertar um bom produto ao consumidor final é objetivo principal que molda as operações da cervejaria. Condicionada por três pilares que conduz as transformações das unidades produtivas, sendo elas: investimento em equipamentos e tecnologia de ponta e acompanhar as inovações do segmento; matéria prima de qualidade e mão de obra qualificada.

“Hoje ele talvez nós somos uma das cervejarias mais modernas do Brasil. Trabalhamos com um sistema alemão que é o mesmo sistema que processa Heineken, Ambev. Nós acreditamos que a automação é muito importante para a repetibilidade do processo, pra gente tentar ter sempre os produtos repetidos, então nós temos controle de todas as etapas do processo. Os equipamentos de alta tecnologia é dos melhores que existem e isso possibilita ofertarmos um produto de altíssima qualidade”, relata Gregório.

“A matéria-prima, sempre buscamos os melhores fornecedores do mundo, então a melhor empresa de fornecedora de cada item do mundo é de onde nós compramos o lúpulo, o malte, das áreas mais tradicionais do mundo na Alemanha e agrária aqui no Brasil, são esses nossos fornecedores. A matéria prima é muito importante, é difícil você fazer churrasco com carne ruim. E para fazer cerveja é a mesma coisa, ter equipamentos de altíssima qualidade, mas coloca matéria-prima ruim como base desses insumos, o produto não é bom”, completa o diretor.

Ainda de acordo com Gregório, os diversos fatores industriais entendidos pela cervejaria no processo de dinamização de procedimentos práticos garantiram a Louvada reconhecimento nacional e internacional que pode ser verificada com as mais de 40 medalhas recebidas advindas de concursos, premiações, dentre outros movimentos.

Em sua disputa mais recente, a foi premiada em quatro rótulos no Concurso Brasileiro de Cerveja 2023 (CBC) que bateu recorde de inscrições – a Louvada foi destaque com a Hop Lager e German Pilsen que foram consideradas as melhores do Brasil dentro de suas categorias. A premiação, realizada em Blumenau, Santa Catarina, é a maior na categoria de cervejas independentes de todo o mundo e, neste ano, contou com mais de quatro mil amostras de bebida originárias de 25 estados da federação.

“É uma tradição da Louvada tentar sempre se inscrever em concursos. Um grande diferencial é que nós mandamos para o concurso as mesmas cervejas que vão para os mercados, bares, restaurantes. Temos orgulho de mandar a cerveja do lote e que é comercializado e feito em grande produção, então a que ganhou a melhor do Brasil é a que tem nos mercados e bares de Cuiabá. O cara quer saber como é a melhor vai num bar de Cuiabá e vai descobrir”, pontua.

“Temos orgulho justamente por ser feito da forma totalmente correta, honesta e com foco no nosso consumidor final, no nosso amigo que quer tomar cerveja boa e que não é juiz de concurso. Ganhamos bastante prémios, mas principal é que a gente repetiu isso. Porque às vezes ganhar uma vez é ok, agora ganhar sempre mostra que você tem um processo, determinação na veia da sua empresa”, finaliza.

José Augusto de Souza
José Augusto de Souza
Formado em Jornalismo pela Universidade de Cuiabá (Unic); Design Gráfico pela escola de efeitos visuais Gracom Cuiabá; Redes de Computadores pelo IFMT; Analista planejador de comunicação; Assessor de imprensa; Editor de conteúdo visual estático; Especialista em elaboração e manipulação de documentação e estruturas em 2D; Desenhista; Ilustrador; Escritor;

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