Se você é cuiabano de tchapa eu aposto que já ouviu a expressão digoreste por aí. De acordo com o dicionário cuiabano, publicado pela própria prefeitura da capital, a palavra digoreste significa “Ótimo, bom, exímio”, como por exemplo: “O guri é digoreste pá pega manga”. Ou seja, é um adjetivo positivo. Os residentes da capital mais quente do Centro-Oeste sabem bem como o termo é popular, principalmente no linguajar da população mais antiga.
Com foco em desenvolver o ecossistema inovador, a comunidade de startups chamada Digoreste Startups atua em Cuiabá há cerca de cinco anos, propagando informação de qualidade e fomentando o empreendedorismo. Segundo o head de marketing da Digoreste, Juscelino Araújo, o objetivo da comunidade é construir um ambiente de inovação transformador e colaborativo na baixada cuiabana.
Juscelino conta que o nome da comunidade foi escolhido pela própria equipe por meio de votação. E todas as ações realizadas pela comunidade buscam colocar o Estado de Mato Grosso no topo da inovação.
“A Digoreste surgiu com o intuito de trazer mais conhecimento para Mato Grosso. Estamos aqui para atender às necessidades de empreendedores locais ajudando a melhorar o ecossistema empreendedor na baixada cuiabana. Nós observamos que existe um desafio regional que é o fato das informações chegarem atrasadas aqui. A ideia era trazer essas informações de forma bem mais rápida e dar apoio às startups que nasceram aqui. Queremos que as pessoas de fora vejam que nós temos estrutura e que as daqui se sintam acolhidas e não precisem sempre procurar auxílio de fora. Hoje nós criamos eventos, muitos em parceria com o Sebrae, CDL, AgriHub, Univag, Fatec e diversas outras instituições”, explica.
Um dos eventos já realizados é o “Digoreste deu ruim”, nele os convidados contaram diversos cases de fracasso, mas que, para aqueles que estavam ouvindo serviria como aprendizado. O encontro reuniu histórias de pessoas que iniciaram projetos e passaram por diversos problemas, mas mesmo assim não desistiram de seus objetivos. O intuito do evento era realmente mostrar possíveis caminhos corretos e falhos para os novos empreendedores que ali estavam.
Outro evento já promovido foi o “TodXs Talk – Afroempreendedorismo: resistência ancestral na era digital”. O objetivo era mostrar que os espaços de empreendedorismo são para todos, sem distinção de gênero, raça ou sexualidade.
Juscelino também conta que, em breve, será lançado o Digocast. Um podcast da Digoreste Startup, mais um veículo de propagação de informações para os entusiastas do meio empresarial. Atualmente, a comunidade possui 85 startups em Cuiabá e já promoveram mais de 26 eventos, presenciais e remotos. Os eventos feitos de maneira online estão disponíveis para consulta no canal do YouTube da comunidade. Além de criarem os próprios eventos, a equipe também é convidada a participar ou ajudar na produção de outras palestras.
Segundo ele, a Universidade de Várzea Grande (Univag) também vem promovendo palestras com o intuito de trazer para os alunos um pouco de como é a experiência no mercado de trabalho. Procurando, dessa forma, cultivar a mente empreendedora dos estudantes.
Texto: Victória Oliveira