quinta-feira,21 novembro, 2024

Comunidade de startups cuiabana fomenta o empreendedorismo na capital

Se você é cuiabano de tchapa eu aposto que já ouviu a expressão digoreste por aí. De acordo com o dicionário cuiabano, publicado pela própria prefeitura da capital, a palavra digoreste significa “Ótimo, bom, exímio”, como por exemplo: “O guri é digoreste pá pega manga”. Ou seja, é um adjetivo positivo. Os residentes da capital mais quente do Centro-Oeste sabem bem como o termo é popular, principalmente no linguajar da população mais antiga.   

Com foco em desenvolver o ecossistema inovador, a comunidade de startups chamada Digoreste Startups atua em Cuiabá há cerca de cinco anos, propagando informação de qualidade e fomentando o empreendedorismo. Segundo o head de marketing da Digoreste, Juscelino Araújo, o objetivo da comunidade é construir um ambiente de inovação transformador e colaborativo na baixada cuiabana.   

Juscelino conta que o nome da comunidade foi escolhido pela própria equipe por meio de votação. E todas as ações realizadas pela comunidade buscam colocar o Estado de Mato Grosso no topo da inovação.   

“A Digoreste surgiu com o intuito de trazer mais conhecimento para Mato Grosso. Estamos aqui para atender às necessidades de empreendedores locais ajudando a melhorar o ecossistema empreendedor na baixada cuiabana. Nós observamos que existe um desafio regional que é o fato das informações chegarem atrasadas aqui. A ideia era trazer essas informações de forma bem mais rápida e dar apoio às startups que nasceram aqui. Queremos que as pessoas de fora vejam que nós temos estrutura e que as daqui se sintam acolhidas e não precisem sempre procurar auxílio de fora. Hoje nós criamos eventos, muitos em parceria com o Sebrae, CDL, AgriHub, Univag, Fatec e diversas outras instituições”, explica.  

Um dos eventos já realizados é o “Digoreste deu ruim”, nele os convidados contaram diversos cases de fracasso, mas que, para aqueles que estavam ouvindo serviria como aprendizado. O encontro reuniu histórias de pessoas que iniciaram projetos e passaram por diversos problemas, mas mesmo assim não desistiram de seus objetivos. O intuito do evento era realmente mostrar possíveis caminhos corretos e falhos para os novos empreendedores que ali estavam.   

Outro evento já promovido foi o “TodXs Talk – Afroempreendedorismo: resistência ancestral na era digital”. O objetivo era mostrar que os espaços de empreendedorismo são para todos, sem distinção de gênero, raça ou sexualidade. 

Juscelino também conta que, em breve, será lançado o Digocast. Um podcast da Digoreste Startup, mais um veículo de propagação de informações para os entusiastas do meio empresarial. Atualmente, a comunidade possui 85 startups em Cuiabá e já promoveram mais de 26 eventos, presenciais e remotos. Os eventos feitos de maneira online estão disponíveis para consulta no canal do YouTube da comunidade. Além de criarem os próprios eventos, a equipe também é convidada a participar ou ajudar na produção de outras palestras.   

Segundo ele, a Universidade de Várzea Grande (Univag) também vem promovendo palestras com o intuito de trazer para os alunos um pouco de como é a experiência no mercado de trabalho. Procurando, dessa forma, cultivar a mente empreendedora dos estudantes.   

“Nós temos aqui em Mato Grosso uma defasagem muito grande de conhecimento, isso é fato. As comunidades têm lutado muito para trazer mais conhecimento para o estado. É uma coisa que está acontecendo, mas são a passos de formiga. Precisamos de mais recursos financeiros também. Eu vislumbro um futuro bonito para as startups e eu vejo que isso vai acontecer aqui no estado, mas vai levar um tempo para isso despontar. Nós temos tudo para dar certo, temos pessoas muito competentes que querem fazer acontecer, só é preciso apoio e investimento”, afirma.

  Texto: Victória Oliveira

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados