sábado,23 novembro, 2024

Tecnologias em prol do cidadão santista são destaque em encontro de grupo empresarial

As diversas tecnologias implementadas para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento de Santos foram destaque, nesta segunda-feira (3), no encontro ‘Smart Cities’ (Cidades Inteligentes) promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais) Litoral Paulista no Blue Med Convention Center, na Ponta da Praia.

O secretário municipal de Governo e novo presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Santos, Fábio Ferraz, apresentou o programa Santos 5.0, que consiste nos investimentos em tecnologia em prol do cidadão. A iniciativa tem como base o conceito japonês de Sociedade 5.0 (ser humano no centro da inovação) e busca aproveitar as potencialidades da tecnologia 5G (ultraconectividade, internet das coisas etc.).

“Essa nova sociedade que está se formando é a que vai permitir que as tecnologias, sobretudo as tecnologias de informação, façam com que as pessoas tenham mais qualidade de vida”, explica Ferraz.

Entre os avanços municipais, o secretário detalhou o funcionamento e a gestão do Centro de Controle Operacional (CCO), que reúne órgãos públicos e forças de segurança para o monitoramento urbano e o atendimento da população em atividades diárias e situações de emergência, como acidentes de trânsito, alagamentos e ocorrências policiais.

O CCO integra atualmente 1.733 câmeras instaladas em vários pontos da Cidade, sendo dotado de equipamentos e avançados sistemas como o IVA (análise de vídeo inteligente), que permite verificar automaticamente pessoas em locais e horários que não são permitidos, e o OCR (reconhecimento ótico de caracteres, tradução da sigla em inglês), que realiza a leitura de placas de veículos.

Também expôs os recentes investimentos em tecnologia na educação com a disponibilização de tablets e lousas digitais nas escolas da rede municipal (Santos do Futuro), os processos digitais nos diversos setores da Prefeitura, a informatização da Saúde (prontuários eletrônicos e outros benefícios) e da Segurança (controle da frota por GPS), além da meta de instalação de um centro de inovação no Parque Tecnológico de Santos.

OUTROS TEMAS
O encontro também teve painéis sobre o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas cidades inteligentes com a participação do presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, Waldemar Gonçalves Ortunho; o papel da educação nas smart cities, com o presidente da Fundação para Desenvolvimento da Educação, Jean Pierre Neto, e a integração das polícias, abordada pelo coronel reformado da PM, ex-secretário nacional de Segurança Pública e CEO da JVS Consultoria, José Vicente da Silva Filho.

De acordo com o presidente do Lide Litoral Paulista, Jarbas Vieira Marques Júnior, o principal objetivo das cidades inteligentes é criar meios de sustentabilidade, melhoria das condições de existência das populações e fomentar a criação de uma economia criativa pela gestão baseada em análise de dados. “Este conceito promove melhorias não só na infraestrutura urbana. Torna os nossos municípios autossuficientes e atrai boas oportunidades de negócios para os empresários da Baixada Santista”.

Fonte: Prefeitura de Santos

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados