A gestão rural de propriedades agrícolas é uma tarefa cada vez mais desafiadora, especialmente em um cenário em que a competitividade no agronegócio está muito acirrada e as demandas de mercado são mais exigentes. Os produtores e administradores precisam produzir mais e melhor, mesmo com as centenas de variáveis que impactam as propriedades – desde as condições climáticas até a qualidade do solo e o manejo das culturas.
Outra dificuldade comum no dia a dia das fazendas, que toma o tempo dos produtores e pode até gerar gastos inesperados – especialmente se a empresa sofre com a má gestão -, é lidar com o excesso de burocracia, como nas incontáveis e complexas leis, prazos e tributos relacionados ao Agro e que precisam ser cumpridos à risca. Além de tudo isso, existe ainda o desafio de cuidar das questões administrativas que estão presentes em qualquer negócio nos tempos atuais: a gestão financeira, controle operacional, a emissão e recepção de notas fiscais, a geração e entrega do LCDPR e várias outras demandas, que exigem esforço e tempo dos profissionais da administração rural e podem gerar diversos transtornos se a empresa não possui uma gestão qualificada, com ferramentas que facilitem o gerenciamento de todos esses fatores.
Mas a boa notícia é que o avanço tecnológico tem sido um grande aliado dos produtores e administradores do campo. De acordo com uma pesquisa feita em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 84% dos agricultores brasileiros já usam pelo menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio à produção agrícola. Além disso, o estudo mostrou que 95% dos produtores desejam ter mais informações sobre agricultura digital, o que revela que a tecnologia ainda tem muito a oferecer para gerar mais ganhos e produtividade no Agro brasileiro.
Seguindo esta tendência, diversas empresas vêm se especializando em fornecer soluções e softwares exclusivamente direcionados para a administração de fazenda. Mas o grande desafio ainda é transformar a imensidão de dados disponíveis aos produtores em informações que o ajudem no dia a dia, na gestão de fato, na tomada de decisões que irão conduzir a sua empresa ao sucesso.
Foi neste contexto que a SSCrop, uma agtech (startup focada no Agronegócio) fundada em 2017, criou um novo e diferenciado software agrícola. O objetivo desta ferramenta é trazer simplicidade e objetividade à rotina do produtor rural, permitindo que ele tome decisões mais assertivas e que faça a diferença na gestão e nos resultados da sua empresa.
UMA EMPRESA NASCIDA DO AGRO PARA O AGRO
A SSCrop consegue trazer todas essas vantagens para a gestão rural por ser uma empresa nascida e criada para o Agro, oferecendo um software agrícola feito em parceria com dezenas de produtores rurais e com o foco na facilidade de uso e nas informações que de fato fazem a diferença no Agronegócio.
O Fundador e CEO da SSCrop, Nailton Ficagna, é filho de produtores rurais pioneiros na produção de soja e milho na região de Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste baiano. Nailton viveu até os 16 anos na fazenda da família e, desde muito cedo, percebeu que as propriedades rurais com as quais tinha contato careciam de uma gestão mais focada em números. Assim, decidiu cursar Ciências Contábeis, já cultivando o sonho de trabalhar com o Desenvolvimento de Sistemas para o Agronegócio.
O atual CEO da SSCrop ainda passou por décadas de experiência em outras empresas do ramo, até começar a desenvolver uma nova ferramenta no início de 2017, o que marca o início da SSCrop como empresa do Agro.
“Naquela época, conversei com mais ou menos 40 produtores de grãos de várias regiões do Brasil. Criamos um grupo para trocar ideias e entender como poderíamos desenvolver um software para gestão de fazendas, uma solução de fácil uso, focada no produtor rural e que pudesse trazer ganhos ao seu negócio”, conta Nailton.
A ferramenta criada por meio deste diálogo seguiu evoluindo com o passar dos anos e, consequentemente, a SSCrop consolidou-se como uma fornecedora de tecnologia para o campo. Em 2020, por exemplo, a empresa participou do primeiro batch (programa de aceleração) de startups exclusivamente voltadas para o Agronegócio, em parceria com a Cyklo Agritech, tornando-se parte de um seleto grupo de agtechs focadas em trazer tecnologia e inovação para o Agro brasileiro.
Hoje, a SSCrop atua em 17 estados brasileiros, demonstrando sua excelência em entender a realidade de cada região, produtor ou negócio. Seu software é responsável pela gestão de mais de 400 mil hectares, contribuindo com serviços de inovação e extrema qualidade para seus mais de 170 clientes.
A SSCrop está presente nos mais diversos sistemas de pontos do Agronegócio, incluindo os programas da Bayer (Orbia), da Syngenta (Acessa Agro) e da BASF (AGREGA e conecta.ag), permitindo que os clientes aproveitem seus serviços com base na pontuação acumulada nos sites.
O CONTROLE DA SUA PRODUÇÃO, NA PALMA DA MÃO
O software para agronegócio desenvolvido pela SSCrop é um sistema inteligente que facilita cada controle da gestão rural. Com ele, é possível acessar, de maneira intuitiva, objetiva e rápida, diversas informações relacionadas à gestão financeira da fazenda, com todo o controle sobre: despesas, receitas, empréstimos e investimentos; contas a pagar e a receber; conciliações bancárias; fluxo de caixa; orçamentos; gestão de contratos de venda; custos por fazenda, cultivo, safra ou talhão e muitos outros.
O software agrícola SSCrop também contribui para a gestão operacional das fazendas, trazendo informações claras e precisas sobre o manejo das lavouras. O software revela, por exemplo, diversos dados relacionados ao recebimento de insumos, aplicações de insumos por talhão, abastecimentos, manutenções de máquinas, gestão da colheita, produtividade e serviços na lavoura, além de permitir um controle total dos estoques de Insumos, Combustíveis, Almoxarifado e Produção.
Outro fator de muito valor para os produtores rurais é que o software de gestão agrícola da SSCrop também opera como um receptor e emissor de notas fiscais. Além de facilitar a emissão de notas em qualquer tipo de dispositivo, inclusive smartphones, ele busca de forma automatizada todas as notas fiscais emitidas contra os CPF’s e CNPJ’s da propriedade rural, facilitando assim o lançamento das despesas do dia a dia da fazenda. Uma outra funcionalidade do software é a centralização de todas as informações necessárias para gerar o Livro Caixa do Produtor Rural (LCDPR) de forma completa, totalmente integrada com os lançamentos de pagamentos e recebimentos no módulo financeiro, dentro do prazo e 100% digital.