sábado,09 novembro, 2024

Educação para a inovação

A realização do South Summit em Porto Alegre dá luz e protagonismo a um vibrante ecossistema de inovação em nosso Estado. São mais de mil startups em atividade, terceiro maior número do país. Acima de 80% já estão nas fases de operação e tração – ou seja, bem avançadas em seus projetos, segundo a Associação Brasileira de Startups.

Em que pese aos dados positivos, ainda existem desafios. E um dos maiores reside na falta de mão de obra qualificada em tecnologia e transformação digital. Uma estimativa da Assespro-RS mostrou que, no segundo semestre de 2022, havia cerca de 5 mil vagas de emprego abertas na área de tecnologia da informação no Estado.

As empresas querem contratar, mas não encontram candidatos especializados. Por outro lado, muitos em busca de emprego não têm a capacitação necessária. Há, ainda, a perda de cérebros para companhias de outros países. Seja saindo daqui, seja no trabalho remoto, são profissionais que poderiam estar contribuindo com nossas organizações, gerando novas ideias e desenvolvimento para o RS.

As evoluções tecnológicas são aceleradas – e devemos agir também com celeridade para responder a esse desafio. É urgente sintonizar a educação à inovação, dando oportunidades para o letramento digital de nossos jovens. Dados, programação, informática, robótica, entre outros, devem ser apresentados desde cedo aos alunos, dentro das propostas pedagógicas.

Além disso, devemos mapear as vocações regionais para a inovação, levando capacitação e formação com foco nas potencialidades locais, que vão desde startups a negócios já estruturados. Um trabalho que deve unir Estado, prefeituras, empresas e sociedade – e para o qual a Assembleia Legislativa está empenhada em estimular, catalisar e articular soluções.

Uma educação com olhar atento para a inovação é central para gerar desenvolvimento e oportunidades. É um farol que nos guiará por um futuro melhor. Com profissionais qualificados e que aqui permaneçam, nosso ecossistema tecnológico terá avanços ainda mais expressivos. Ganham as pessoas, ganham todos os gaúchos.

Fonte: GZH

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados