O ChatGPT, chatbot de inteligência artificial criado pela OpenAI com aportes recentes da Microsoft, vem causando grande repercussão no setor de tecnologia, mas ainda assim, é comumente utilizado em práticas simples do cotidiano. As aplicações do ChatGPT variam de acordo com a finalidade do usuário, podendo ser utilizado na área da educação, no setor trabalhista e até mesmo no lazer. Confira as cinco principais aplicações úteis do ChatGPT:
Educação
O ChatGPT no âmbito educacional tem deixado alguns acadêmicos preocupados, pois o recurso pode ser utilizado pelos alunos sem exigir muito esforço. De acordo com o diretor pedagógico do ensino médio da Escola Móbile, Rodrigo Mendes, a ideia de utilizar o ChatGPT é para estimular a análise crítica, a reflexão e o bom uso da ferramenta. “Na disciplina do ensino médio Debates Éticos na Ciência, por exemplo, foi proposto a seguinte situação: 500 canários-da-terra que estavam sendo traficados foram apreendidos. Não há santuário disponível para recebê-los, pois são animais comuns e com baixa preocupação para conservação. Os pássaros estão doentes e vão sofrer se forem levados para natureza. O que faço com eles? O mesmo cenário foi colocado aos alunos em sala de aula. Após levantar hipóteses para tal situação e discutirem os processos de tomada de decisão, os estudantes leram as respostas produzidas pelo chat. Em seguida, compararam as duas construções argumentativas, analisando quais argumentos eram mobilizados e articulados para sustentar a tomada de decisão por eles e pelo chat. Debatemos a relevância dos argumentos produzidos por eles, assim como as soluções propostas. Com essa atividade, os alunos são capazes de trabalhar a análise crítica sobre discursos argumentativos, ao analisar e contrapor estratégias argumentativas de seus colegas e de uma ferramenta de inteligência artificial, evidenciando pontos relevantes para os processos de tomada de decisão, como estado de conservação e saúde dos animais. Como produto dessa discussão, os estudantes foram convidados a produzir um material de divulgação científica sobre manejo de espécies recuperadas do tráfico, construindo uma argumentação que sustentasse a tomada de decisão proposta pelo grupo.”, afirma Rodrigo.
Viagens
O ChatGPT é capaz de planejar roteiros de viagem de acordo com a geolocalização do usuário e o destino que ele deseja visitar. O site Euronews Travel pediu para o chatbot planejar uma viagem de duas semanas pela Europa sem limite de gastos e em poucos minutos, o ChatGPT criou um roteiro que passou pela França, Itália, Espanha, Países Baixos e Grécia, com direito a sugestões de lugares para jantar, almoçar e passeios culturais realizados por boa parte dos turistas.
Negócios
De acordo com o gestor de projetos da MRN, empresa de mineração no norte do país, Victor Moreira, o ChatGPT pode ser utilizado para estabelecer uma comunicação efetiva alinhada com os propósitos da empresa. “O ChatGPT já fornece aplicações práticas que têm sido utilizadas por empresas, como treinamentos interativos com acesso instantâneo a materiais de políticas e normas sempre atualizadas, automatização de tarefas administrativas, como agendar reuniões de acordo com disponibilidade de agenda dos envolvidos, lembretes de compromissos, treinamentos obrigatórios, alerta sobre vencimento férias, dentre outros. Outro uso muito eficiente é utilizar o ChatGPT para fornecer suporte e orientação em tempo real aos funcionários”, afirma ele.
Comunicação
Dentro da área da comunicação o ChatGPT pode ser utilizado de diferentes formas. O setor de marketing, por exemplo, já usufruiu da ferramenta para criar slogans de propagandas publicitárias, textos de divulgação com as informações mais relevantes e até mesmo respostas para elucidar os questionamentos e dúvidas dos clientes.
Compras
O setor do e-commerce está antenado às novas tendências e acompanha de perto a evolução do ChatGPT e o impacto que poderá causar no mercado, podendo revolucionar a interação de compra do consumidor. De acordo com o CEO e fundador da Yampi, empresa de soluções para e-commerce, Lucas Colette, “o ChatGPT tem se provado um fenômeno de engajamento e interação. Apesar de estar em fase experimental gratuita, a ferramenta pode otimizar a jornada de compra no e-commerce por meio da inteligência de dados, que possibilitará entender e responder às necessidades dos consumidores com mais precisão”. Lucas Colette destaca as três principais projeções do ChatGPT para o e-commerce: otimização de recomendações de produtos na loja virtual; facilidade nas operações de estoque e devolução; e tornar o atendimento ao consumidor certeiro.
Por: Andressa Barbosa