A Apple Inc. disse na quarta-feira que nas próximas semanas começará a aplicar uma nova regra de notificação de privacidade que empresas de publicidade digital como a Facebook Inc. alertaram que afetará suas vendas.

A Apple disse que as notificações se tornarão obrigatórias quando seu sistema operacional iOS 14.5 estiver disponível nas próximas semanas, embora não tenha dado uma data precisa.

Os avisos únicos exigirão que um desenvolvedor de aplicativos peça permissão a um usuário antes que o aplicativo rastreie atividades em aplicativos e sites de outras empresas”. Especialistas da indústria de publicidade digital disseram que o aviso pode fazer com que muitos usuários recusem a permissão.

A Apple anunciou a mudança em junho passado, mas disse em setembro que iria atrasar a mudança para dar aos anunciantes digitais tempo para se ajustarem. Alguns desenvolvedores já estão exibindo o aviso de forma voluntária.

A Apple disse que está fornecendo aos desenvolvedores ferramentas alternativas de publicidade antes da mudança. Uma ferramenta fornece uma maneira para os anunciantes que executam anúncios de instalação de aplicativos verem quantas pessoas instalaram um aplicativo após a campanha publicitária, sem divulgar informações sobre usuários individuais. Outra ferramenta chamada gerenciamento de cliques privados oferece aos anunciantes uma maneira de medir quando um usuário clica em um anúncio dentro de um aplicativo e é levado a uma página da web, mas sem revelar dados sobre o usuário individual.

Embora as ferramentas devam ser usadas por desenvolvedores de software, a Apple adicionou informações sobre elas a um de seus guias de privacidade para consumidores na quarta-feira.

O Facebook havia dito em dezembro que planejava mostrar a notificação pop-up porque não queria que os usuários do iPhone da Apple perdessem o acesso a seus aplicativos.

Fonte: Reuters

Da redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui