O Cidades Gov.Br foi o principal destaque do Serpro no segundo dia do Smart City Expo Curitiba, que ocorreu nesta quinta-feira, 23 de março. Apresentando para uma plateia que incluía representantes de diversos municípios, a equipe de negócios da empresa listou as principais características e vantagens da plataforma que promete ser uma revolução na prestação de serviços e nas administrações públicas municipais do Brasil.
A gerente do produto no Serpro, Dulcimara Delfes, começou explicando os desafios que a plataforma Cidades Gov.Br veio enfrentar: os mais de 5500 municípios do Brasil precisam oferecer serviços públicos desburocratizados a todos os seus cidadãos tendo, muitas vezes, um orçamento restrito e níveis de governo digital variados, indo desde aqueles que ainda pouco usam serviços digitais até os mais integrados.
Segundo Dulcimara, o objetivo do Serpro é oferecer uma ferramenta completa, em grande medida já testada e que proporcione economia de recursos. “Vamos levar o Gov.Br aos municípios”, disse. No entanto, a solução não visa necessariamente substituir os sistemas que a prefeitura já possui. “Não precisa jogar fora o que vocês já têm”, reforçou.
Sem burocracia e sem filas
O Cidades Gov.Br oferece a possibilidade de o governo municipal criar e oferecer serviços públicos online e de ter um portal da cidade customizado, tudo acessível por meio de dispositivos móveis ou computadores conectados à internet e com a facilidade de acesso já existente aos serviços digitais da União. “A prefeitura vai ter integração nativa com o Gov.Br”, ressaltou a gerente. De acordo com ela, isso implica na possibilidade de usar o login do portal federal no município, facilitando a vida do cidadão que não precisa lembrar de mais um usuário e senha de acesso.
A plataforma é ofertada ao município de forma a não gerar dependência, com a cidade podendo beneficiar-se no futuro de novas soluções que sejam desenvolvidas para a administração pública federal ou mesmo para as necessidades dos municípios. “Estamos prospectando soluções de educação e saúde como, por exemplo, a telemedicina”, mencionou Dulcimara, que considerou os feedbacks recebidos como fundamentais para a evolução do Cidades Gov.Br.
Cidades inteligentes
Amanhã é o último dia do Smart City Expo Curitiba e o estande do Serpro continuará disponível para todos os interessados em conhecer esta e outras soluções da empresa, não só para os governos municipais, mas também para os estados e outros órgãos da administração pública federal.
Por SerPro