No momento que atinge a safra recorde de quase 45 milhões de toneladas de soja, o Mato Grosso se prepara para receber o lançamento de uma solução inovadora e exclusiva que gera ganhos de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade nas lavouras. A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, apresenta o Performa Bio durante o Show Safra (21 a 24 de março, Lucas do Rio Verde – MT). A solução é o primeiro fertilizante mineral sólido do mercado brasileiro com tecnologia que equilibra, restaura e fortalece a biodiversidade microbiana do solo.
“O Mato Grosso tem se destacado na liderança de produção de soja e essa inovação gerará muito interesse durante o evento por seu potencial para contribuir para que o Estado alcance novos recordes de produção. Estamos animados para receber o público e mostrar os resultados desse lançando sem igual no mercado brasileiro”, afirma Marcos Rodrigues, gerente de pesquisa da empresa.
Atualmente o maior produtor nacional de soja e figurando entre os principais produtores mundiais do grão, a safra estadual de 2022/23 do Mato Grosso deve alcançar o recorde de 44,3 milhões de toneladas, segundo estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A expectativa para o milho é de 46,4 milhões de toneladas. “Com o uso de fertilizante tecnológico para promover a saúde do solo e fornecer nutrientes às plantas, não temos dúvidas de que esses números serão atingidos”, considera Rodrigues.
Com resultados confirmados por 85 experimentos em três safras (2019/20 a 2021/22) e em nove Estados, o Performa Bio estimula a recomposição da atividade de microrganismos benéficos do solo, aumentando a capacidade de absorção e o aproveitamento dos nutrientes, elevando, consequentemente, o patamar de produtividade e de sustentabilidade dos sistemas de produção de alimentos. Os ganhos na soja foram de 5,1 sacas por hectare, e no milho superaram 14 sacas por hectare (14,7 sc/ha, milho verão). “Os números mostram que o investimento se refletirá em rentabilidade para o agricultor, mas também longevidade do uso do solo, eficiência e rendimento operacional serão notórios”, destaca Rodrigues.
Além da tecnologia que contribui diretamente para a saúde do solo, Performa Bio oferta alta concentração de nutrientes, fósforo e enxofre de alta eficiência, promovendo plantio em menor tempo e maior aproveitamento dos nutrientes no ciclo das culturas. A granulometria uniforme, a qualidade física superior e o perfeito equilíbrio nutricional e biológico geram fluidez na aplicação em campo, facilidade de manuseio, aumento de produtividade e qualidade do solo.
O desenvolvimento e lançamento do Performa Bio reforçam a missão da Mosaic Fertilizantes em ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa e o compromisso da estratégia ESG com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS) da ONU (Fome Zero e Agricultura Sustentável). “Todo o volume de Performa Bio que sai de nossa empresa está acomodado em big bag sustentável, de resina reciclada pós-consumo em ráfia [PCR]”, ressalta Rodrigues. A Mosaic Fertilizantes iniciou o uso em novembro de 2022 e, desde então, é pioneira no uso. Em parceria com os fornecedores, atingirá a marca de reduzir a emissão de mais de 167 mil quilos de CO2, o mesmo que 12.700 voltas no planeta Terra em um veículo de passeio. Em uma segunda fase do projeto, o volume pode crescer devido ao aumento da cadeia de logística reversa, alcançando mil toneladas de matéria-prima reciclada pós-consumo.
Fonte: Mosaic Fertilizantes
Por: Portal do Agronegócio